Contente
A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um hormônio que, frequentemente, é mais associado com a gravidez em mulheres. No entanto, homens e mulheres não grávidas produzem níveis baixos de hCG ao longo da vida. Em adultos saudáveis e do sexo masculino, os níveis normais desse hormônio são bastante baixos e devem variar entre 0 e 5 mUI por ml de sangue. Aumentos anormais de hCG nos homens podem indicar uma patologia subjacente.
Níveis de hCG nos homens são normalmente menores que 5,0 mUI/ml (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
Significado
A gonadotrofina coriônica humana é um hormônio produzido nos machos em níveis muito baixos. Segundo a Associação Americana do Câncer, os testículos produzem um hCG que é detectável em níveis baixos ao longo da vida de um homem. A medida deste hormônio torna-se então um importante parâmetro clínico, quando os médicos suspeitam que um homem pode estar sofrendo de câncer de testículo. Quando este for o caso, pode ser pedida a medida quantitativa da hCG no sangue dele.
Alcance normal
De acordo com o "University of Texas Southwestern Medical Center", os níveis de hCG em um macho devem ser inferiores a 5 mUI/ml. Essa é a mesma quantidade que deve ser vista em condições normais em mulheres não grávidas. O hCG pode até não ser detectável se estiver sendo produzido em taxas normais.
Níveis anormais de hCG
Nos homens, o aumento dos níveis de hCG pode estar associado com câncer de testículo. Conforme relatado pela Associação Americana do Câncer, dependendo do tipo de célula testicular em que o câncer surge, ela pode secretar altos níveis de hCG. Por esse motivo, os testes deste hormônio no sangue são um componente essencial do diagnóstico do câncer testicular e está associado aos outros testes semelhantes.
Considerações
Se níveis de hCG anormais forem usados para diagnosticar um tumor testicular no homem, eles também podem ser usados para monitorizar o câncer. A resposta ao tratamento pode ser monitorizada pela diminuição dos níveis de hCG. Além disso, a recidiva do tumor pode ser identificada precocemente por um novo aumento nos níveis desse hormônio.
Prevenção e solução
Os níveis anormais de hCG não necessariamente diagnosticam sozinhos o câncer testicular. Há variabilidade nos níveis normais e você deve consultar seu médico para saber o que seus resultados de laboratório realmente significam. Para os homens que se recuperam de um câncer testicular, as verificações periódicas dos níveis séricos de hCG podem ser um componente profilático a ser discutido também com seu médico.