Contente
Existem mais de 50 gêneros de plantas diferentes na família das bromélias. Seus habitats naturais variam de desertos a florestas tropicais, e suas formas de crescimento podem ser terrestres ou epifíticas. Muitas espécies adaptam-se bem ao cultivo dentro de casa. As bromélias reproduzem-se não apenas por meio de sementes, mas também pela produção de novas plantas a partir do caule de espécimes mais velhos. Esses brotos jovens são comumente chamados de plantas-filhas e, quando estiverem grandes o suficiente, podem ser removidos e plantados em vasos separados.
Instruções
As bromélias são facilmente propagadas por meio da remoção das plantas-filhas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)-
Deixe a bromélia crescer até que as plantas-filhas atinjam um terço a metade do tamanho da planta-mãe.
-
Afaste as folhas ou a terra até que a ligação entre a base do broto e da planta-mãe fiquem visíveis. Se a planta-filha for proveniente da superfície do solo ou abaixo dele, remova a bromélia mais velha do vaso para facilitar o acesso ao broto.
-
Separe o broto da planta-mãe, com uma tesoura de poda, fazendo o corte o mais próximo possível da planta-mãe. A planta-filha deve ser colocada em um vaso imediatamente.
Dicas
- Depois de colocar a planta-filha em um vaso, mantenha-a em uma área sombreada e regue-a conforme o necessário, até que esteja bem enraizada.
Aviso
- Algumas bromélias possuem espinhos afiados, portanto, use luvas e roupas de mangas compridas para ajudar a proteger sua pele.
O que você precisa
- Tesoura de poda