Contente
As kalanchoes, como a maioria das plantas domésticas, se colocadas em vasos, com o passar do tempo não terão espaço suficiente para um crescimento normal. As raízes das plantas que não são reenvasadas anualmente expandem-se para a parte externa do vaso, e a planta sofre com os efeitos de um sistema radicular ineficiente. Daí por diante, elas também param de crescer e de florescer nos padrões normais, porque o solo em que estão fixadas não consegue mais suprir as suas necessidades nutricionais. Replantar as kalanchoes irá protegê-las dos danos causados pelo confinamento em vasos apertados.
Instruções
A coloração das flores da kalanchoe vão do laranja ao vermelho (kalanchoe image by iChip from Fotolia.com)-
Prepare a sua kalanchoe para replantio na primavera. Replante-a entre o final de agosto e o início de setembro, antes que ela entre no período de crescimento ativo e comece a florescer.
-
Pare de regar a kalanchoe, cerca de 2 semanas antes do replantio, para que o solo fique completamente seco.
-
Bata na parte inferior do vaso para quebrar as raízes soltas. Apoie a massa de raízes na base da haste da planta com a palma da mão. Vire o vaso, de modo que a planta fique invertida, e retire-a do recipiente.
-
Remova os resíduos de terra da massa de raízes. Separe a terra e revolva-a com um lápis.
-
Misture terra para vasos com um punhado de turfa. Envase a kalanchoe em um solo poroso, que irá drenar a umidade do sistema radicular.
-
Encharque a mistura do envasamento e espalhe-a sobre uma superfície dura para que seque um pouco.
-
Teste o pH do solo com um kit específico para esse fim, se você não tiver certeza do equilíbrio de nutrientes, que deve estar entre 5,8 a 6,3, especificamente para as kalanchoes. Acrescente quaisquer substâncias recomendadas pelo teste.
-
Prepare um vaso que seja de tamanho maior do que aquele onde a planta está atualmente. Forre o fundo com espuma de embalagem para garantir drenagem e ventilação adequadas.
-
Coloque uma camada de 1,25 cm da mistura sobre o material de espuma. Posicione a planta dentro do vaso, deixando cerca de 1,25 cm entre o topo da massa de raízes e a borda do vaso.
-
Preencha abaixo e ao redor das raízes com a terra. Despeje água morna sobre o solo para que ele acomode, e acrescente mais água até que o vaso fique cheio. Continue a regar a planta e a acrescentar terra até que chegue de 1/4 a 1/8 de 2,5 cm entre o solo e o topo do vaso.
Dicas
- Coloque a planta envasada em uma área onde ela fique em uma temperatura de 21º a 23º centígrados, durante o dia, e acima de 10º centígrados, durante a noite. O local também deve oferecer à kalanchoe algumas horas de luz solar diariamente, e também sombra.
O que você precisa
- Terra para vasos
- Turfa