Contente
Os naturopatas com frequência recomendam o gengibre (Zingiber officinale) para uma grande variedade de queixas físicas. De acordo com o site Holistic Online, o gengibre é originário do sudeste da Ásia. O National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM) escreve: "poucos efeitos colaterais estão associados ao gengibre, quando consumido em pequena quantidade". Os poucos riscos que a raiz de gengibre apresenta incluem, mas não estão limitados a apenas estes, sono prolongado, certos problemas na gravidez, cuidados a pacientes cirúrgicos e outros desconfortos.
O consumo da raiz do gengibre oferece alguns riscos (ginger root image by Neelrad from Fotolia.com)
Riscos quanto ao sono
A raiz do gengibre pode causar problemas relacionados ao sono, em algumas pessoas. Segundo o site Holistic Online, o gengibre pode levar ao prolongamento do sono, se este foi induzido por barbitúricos. Se tomar soníferos, consulte o médico, antes de consumir a raiz do gengibre, sob qualquer forma.
O gengibre apresenta riscos, se combinado com soníferos (sleep image by DXfoto.com from Fotolia.com)Gravidez
O gengibre pode aliviar os enjoos matinais, se usado somente durante um curto período. O site Holistic Online adverte que nesse caso, o consumo por um longo período será prejudicial à gestante.
Consulte um obstetra, antes de consumir gengibre durante a gravidez (pregnant image by AGphotographer from Fotolia.com)
Medicamentos e cirurgia
Se tomar medicamentos para afinar o sangue, consulte o médico antes de consumir a raiz do gengibre, sob qualquer forma. Segundo o site Holistic Online, tais medicamentos incluem, mas não estão limitados a estes, aspirina, clopidogrel (Plavix) e ticlopidina (Ticlid). O gengibre potencializa a ação desses fármacos e aumenta o risco de sangramentos inesperados.
Outros riscos
A raiz do gengibre pode causar outros problemas de saúde, em algumas pessoas. De acordo com o National Center for Complementary and Alternative Medicine, alguns dos efeitos colaterais do gengibre em pó incluem gases, azia e inchaço. O site Holistic Online alerta que se você tem cálculos biliares, o médico vai determinar a proibição ou não do consumo do gengibre. Se usado regularmente, a raiz pode inibir o ferro e as vitaminas lipossolúveis.