Contente
Os cães da raça Basset Hound possuem muitas características distintivas, incluindo os olhos caídos. Além disso, seus olhos parecem geralmente vermelhos devido à exposição das pálpebras internas. Por isso, o cão é propenso a ter secreção ocular. Se esta se torna amarelada, pode indicar um possível problema de saúde, e um veterinário deve ser contatado imediatamente.
Os olhos caídos do Basset hound podem se tornar infectados (Duke Donovan image by Yana Luizo from Fotolia.com)
Causas
A secreção ocular de seu Basset hound pode ter uma série de causas diferentes. Uma das mais comuns é a conjuntivite, que se assemelha à condição que se desenvolve no olho humano. Muitas vezes, a afecção é causada por outras doenças, como cinomose ou doença corneana. Algumas vezes, o cão sofre trauma ocular e você pode não perceber que isso ocorreu. As infecções sinusais também podem ser responsáveis pela secreção. Quando as cavidades sinusais do animal ficam cheias, o muco pode extravasar por seus olhos. Há tendência ao desenvolvimento de olho seco em cães idosos, causando a secreção, segundo o site americano Dog First Aid 101.
Sintomas
Os sintomas são variáveis, dependendo da causa da secreção. Geralmente ela começa aquosa e clara, podendo consistir em excessivo lacrimejamento. Isso é difícil de determinar em cães de cor escura. Mas, segundo o site Dog First Aid 101, à medida que o problema progride, a secreção aquosa se torna amarela e pode ser viscosa. Seu início pode ser gradual ou súbito. Às vezes, a causa pode ser prurido ou irritação ocular, então você notará que o cão esfrega os olhos com as patas ou no tapete.
Diagnóstico
Quando levar seu cão ao veterinário para determinar a causa da secreção, ele fará um exame oftalmológico, inspecionará as pálpebras, a córnea, assim como as câmaras oculares do animal. Além disso, ele poderá informá-lo de outros sintomas não associados ao olho apresentados pelo seu cão, como secreção nasal. Dependendo do que for encontrado durante o exame oftalmológico, o veterinário realizará exames para detecção de bactérias, de sangue e físico completo. Segundo o site Vet Info, ele também poderá realizar um teste de Schirmer para verificar a produção lacrimal.
Tratamento
Depois que o veterinário diagnosticar a condição específica de seu Basset Hound, ele provavelmente vai recomendar vários tratamentos. Os antibióticos geralmente são prescritos para tratar infecções. Mesmo que o cão dê sinais de melhora, as medicações devem ser continuadas, a não ser que haja instruções ao contrário. Algumas medicações serão orais, enquanto outras serão tópicas, sendo aplicadas diretamente ao olho do animal. Às vezes, é suficiente uma simples limpeza ocular caseira para tratar o problema. Você pode limpar o excesso de secreção com um pano limpo e úmido, mas deve sempre usar um pano limpo para cada olho, para evitar passar bactérias de um a outro. O site Paw Nation recomenda o uso de soro fisiológico canino para lavagem ocular quando aprovado pelo veterinário.
Prevenção
Depois de curar efetivamente a secreção ocular amarela de seu Basset Hound, talvez você queira adotar medidas para evitar futuros problemas. Como esse cão normalmente fareja muito próximo ao chão, sujeira e bactérias podem entrar facilmente em seus olhos. Segundo o site Oregon Basset Hound Rescue, você pode ajudar a prevenir o acúmulo de sujeira e outros resíduos nos olhos do animal limpando-os algumas vezes por semana com um pano limpo e úmido. Ao notar vermelhidão ocular ou lacrimejamento além do normal, contate seu veterinário em busca de cuidados preventivos. Ficar atento à saúde atual de seu cão poderá ajudá-lo a detectar precocemente os sinais de alerta.