Contente
Os reveladores são misturados a tinturas para ajudá-las a penetrar na haste capilar e também para ativar a cor dos fios. Sem esse aditivo, a tintura não causaria efeito algum no cabelo. Em outras palavras, ela se assentaria superficialmente na haste capilar e sairia na próxima lavagem. Existem dois tipos principais de reveladores: creme e líquido.
Os cremes reveladores também são utilizados para tingir cabelos. Por exemplo, para fazer mechas (Image by Flickr.com, courtesy of tracey r)
Consistência
Os cremes reveladores têm uma consistência mais grossa e frequentemente são utilizados em aplicações mais complicadas, nas quais a tinta deve permanecer no cabelo. As tinturas misturadas com cremes reveladores podem ser aplicadas sem problemas, pois elas não ficam escorrendo ou pingando.
Ativação
A tintura é ativada quando o revelador é adicionado a ela. Tanto um quanto o outro podem ser armazenados separadamente por até cinco anos, pois eles não reagem quimicamente até serem combinados. Uma vez misturados, a eficácia dos dois produtos acaba depois de uma hora.
Penetração
O revelador é responsável por levantar a cutícula do cabelo para permitir a penetração da tintura nas hastes capilares. A cutícula é formada por camadas de células difíceis de serem penetradas.
Tingimento
Os cremes reveladores são vendidos em volumes. Por exemplo: os mais fracos fixam a cor, levantando a cutícula dos fios apenas o suficiente para a tintura penetrar.
Descoloração
Os cremes reveladores mais fortes abrem as placas da cutícula o suficiente para tirar a cor natural do cabelo.