Contente
Uma parte básica da simplificação de expressões usadas no colegial ou faculdade envolve lidar com os expoentes. Este indica quantas vezes outro valor deve ser multiplicado por ele mesmo. O número que é multiplicado é chamado de "base". Uma série de propriedades rege a simplificação dos expoentes, e assim que aprendê-las, será preciso apenas alguns cálculos básicos para simplificar expressões contendo estas variáveis.
Instruções
O expoente é geralmente escrito na parte superior direita da base (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)-
Escreva os expoentes como fração quando aparecerem em expressões envolvendo radicais. O expoente que está no radicando (número sob o sinal de radical) vai no numerador e o índice (número à esquerda do radical) vai no denominador. Por exemplo, ^5√x^10 será simplificado como x^10/5, ou x².
-
Multiplique os expoentes que ficam na parte de dentro e de fora dos parênteses envolvendo uma única base. Por exemplo, (y³)^4 será escrito como y^12.
-
Subtraia o expoente do denominador do expoente do numerador no caso de uma fração com bases iguais. Por exemplo, x^7 / x^4 = x³.
-
Some os expoentes quando bases iguais estão sendo multiplicadas. Por exemplo, 3² * 3^6 = 3^8, que é igual a 6.561.
-
Remova o sinal negativo de expoentes negativos e coloque a base no denominador de uma fração onde o numerador seja 1. Por exemplo, y^-4 será 1 / y^4.