Contente
- Seu olho
- Hifema e coágulos sanguíneos
- Sintomas comuns
- Coágulos sanguíneos como sintomas
- Consultando um médico
Coágulos sanguíneos no olho podem ser feios, mas são ocorrências comuns. A maioria deles é inofensiva, mas alguns podem indicar distúrbios sérios que requerem atenção imediata. Em qualquer um destes casos, é importante poder reconhecer os sintomas e saber quando procurar tratamento médico.
Coágulos sanguíneos nos olhos podem ser um sintoma de algo mais sério (Maria Teijeiro/Photodisc/Getty Images)
Seu olho
A principal função do olho é absorver a luz e focá-la na retina. A retina é um tecido sensível à luz que forra o interior dos olhos e cria impulsos elétricos em resposta à luz. Estes impulsos viajam ao longo do nervo ótico até o cérebro, que depois os traduz numa figura.
Hifema e coágulos sanguíneos
Um coágulo sanguíneo é uma massa de células do sangue que se forma quando vasos sanguíneos se rompem. O fato de que células sanguíneas coagulam, ou grudam umas às outras, é em geral um benefício. A coagulação evita que o sangue vaze dos vasos e que você perca grandes quantidades de sangue. Entretanto, coágulos que bloqueiam a circulação normal podem causar danos aos seus órgãos e tecidos. O hifema é um distúrbio que ocorre quando o sangue fica entre a sua córnea e a íris. O sangue coagula e forma uma massa.
Sintomas comuns
O sintoma mais comum de um coágulo sanguíneo no olho é o próprio coágulo, que muitas vezes pode ser visto por outras pessoas. Porém, dependendo da localização do coágulo ou da cor dos seus olhos, ele pode não ser tão perceptível. Outros sintomas incluem dor nos olhos e visão embaçada. A pupila afetada também pode assumir um formato diferente daquela do olho não afetado.
Coágulos sanguíneos como sintomas
Coágulos sanguíneos oculares muitas vezes são um sinal de que seu olho passou por um trauma, como o de ter sofrido algum tipo de batida ou perfuração. Por exemplo, um olho que foi cutucado forte demais ou atingido por uma bola durante a prática de esportes pode desenvolver um coágulo sanguíneo. Coágulos nos olhos também podem ser um sinal de câncer ou da doença de von Willebrand.
Consultando um médico
Em muitos casos, um coágulo sanguíneo no olho será reabsorvido pelo seu corpo e desaparecerá sozinho. Ainda assim, você deve consultar um médico, porque seu coágulo pode ser um sintoma de algo maior. Se você estiver tomando algum remédio que pode fazê-lo sangrar facilmente, seu médico vai provavelmente ajustar sua dosagem ou suspender a medicação. Isto frequentemente resolve o problema rapidamente. Em casos em que o coágulo persiste, ele pode sugerir uma cirurgia para removê-lo.