Contente
- Removê-lo da roupa
- Removê-lo do couro
- Removê-lo da pele
- Removê-lo das paredes
- Removê-lo da madeira
- Removê-lo do plástico
Os marcadores permanentes têm a sua importância. Eles são de valor inestimável para enviar caixas pelo correio, etiquetar CDs e criar cartazes. No entanto, a tinta ultrapassa os limites quando mancha suas roupas, móveis, paredes e tapete. Apesar do nome sinistro, os danos causados por esses marcadores podem ser minimizados ou completamente revertidos.
Aprenda como remover a tinta permanente de um marcador (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Removê-lo da roupa
Derrame álcool em uma tigela e mergulhe a área afetada no álcool. Quando o líquido tiver drenado o marcador, verifique a mancha novamente. Se ela ainda for visível, repita o processo usando um álcool novo. Quando a mancha sair completamente, torça o álcool da roupa em cima da pia e lave-a normalmente.
Removê-lo do couro
Remover marcador permanente do couro é arriscado, pois pode descascar tanto a cor quanto o acabamento da área afetada. Para uma redução máxima da mancha e um dano colateral mínimo, use um protetor solar em spray. Aplique o produto à área com um cotonete para localizar a solução e evitar afetar qualquer área que não esteja marcada.
Removê-lo da pele
O marcador permanente desaparecerá da pele dentro de alguns dias. No entanto, para removê-lo mais rapidamente, esfregar álcool, spray de cabelo e removedor de esmaltes é eficaz. Para uma solução mais suave, experimente desinfetante para as mãos ou óleo de bebê.
Removê-lo das paredes
É notório que crianças pequenas adoram transformar o vasto espaço em branco de uma parede em sua própria tela pessoal. Se o seu pequeno artista cometer esse erro, aplicar uma mistura pastosa de detergente, sabonete líquido, água quente e removedor de esmalte diretamente sobre as manchas é o que funciona melhor. Produtos comerciais específicos e álcool também tiveram algum sucesso.
Removê-lo da madeira
Remover o marcador da madeira é particularmente difícil, pois os diferentes tipos de madeira reagirão de forma diferente aos vários tratamentos. Esfregar pasta de dentes simples, sem ser de gel, na mancha e limpar com um pano úmido é a solução mais eficaz e segura.
Removê-lo do plástico
Use um marcador apagador a seco sobre o marcador permanente. Em seguida, use um pano seco para esfregar as manchas. Repita o processo conforme necessário.