Contente
Um bife bem cozido é aquele que mantém todos os saborosos líquidos da carne durante o processo de cozimento. Duas razões pelas quais cozinheiros muitas vezes fazem bifes secos é porque eles cozinham a carne por muito tempo na panela e não a deixam descansar o suficiente depois de pronta. No entanto, com a técnica apropriada é possível fazer um suculento bife adequado ao seu gosto.
Instruções
Escolha um corte de carne bovina de alta qualidade com um pouco gordura intramuscular para um bife suculento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Escolha um corte de carne de qualidade para o seu bife, como lombo. Evite cortes duros, como o ombro ou perna. Eles podem funcionar bem em ensopados, mas não em um suculento prato feito na frigideira. Não tenha medo de um pouco de gordura. Um bom bife com um pouco de gordura intramuscular irá melhorar seu sabor e aumentar os líquidos durante o cozimento.
-
Esfregue os temperos em ambos lados do bife. A escolha do tempero fica a seu critério. Você pode fazer uma mistura de especiarias ou simplesmente optar por sal e pimenta.
-
Aqueça uma colher de sopa de óleo em uma frigideira em fogo médio-alto.
-
Espere o óleo esquentar, mas não deixe-o ficar quente ao ponto de começar a fazer fumaça.
-
Transfira a carne para a panela e cozinhe entre 8 e 14 minutos, virando a carne apenas uma vez durante o processo. A quantidade de tempo para cozinhar o bife depende do ponto de cozimento desejado de acordo com a espessura da carne. Para conseguir um bife suculento ao ponto, cozinhe-o por cerca de quatro minutos de cada lado. Para um corte mais grosso de carne, aumente para cerca de cinco minutos de cada lado. Insira um termômetro de carne na parte mais grossa, sem tocar em qualquer osso. A temperatura deve ser de 50°C a 58°C para um bife mal-passado, 58°C a 62°C ao ponto e 70°C para o bem-passado. É recomendável cozinhar a pelo menos 62°C para garantir que todas as bactérias sejam mortas.
-
Pegue o bife da panela e transfira-o para um prato.
-
Aguarde de três a cinco minutos antes de cortar o bife. Se removê-lo do calor e cortá-lo imediatamente, mesmo para verificar o cozimento, você correrá o risco de perder os líquidos da carne, o que poderia resultar em um bife seco. Se esperar que ele descanse adequadamente, você poderá desfrutar de um prato suculento.
O que você precisa
- Carne de qualidade
- Temperos
- Frigideira
- Óleo de cozinha, como vegetal, de canola ou azeite
- Termômetro de carne