Contente
- Definição de uma Cadeia Alimentar
- Definição de uma Teia Alimentar
- Níveis da Cadeia Alimentar
- Predadores e Presas
- Interconectividade
- Transferência de Energia
Todos os seres vivos fazem parte de cadeias alimentares e teias alimentares. Cadeias alimentares e teias alimentares descrevem as relações entre espécies diferentes de plantas e animais. Teias alimentares são mais complexas que cadeias alimentares.
(Image by Flickr.com, courtesy of Gidzy)
Definição de uma Cadeia Alimentar
Uma cadeia alimentar descreve a relação alimentar entre várias espécies de animais e plantas. Por exemplo, uma cadeia alimentar pode declarar que um gafanhoto come grama, um sapo come o gafanhoto, uma cobra come o sapo e um falcão come a cobra. Cadeias alimentares seguem uma direção linear distinta.
Definição de uma Teia Alimentar
Cadeias alimentares se conectam para formar teias alimentares. Teias alimentares possuem várias direções distintas e mostram como espécies diferentes se conectam. Por exemplo, enquanto uma cadeia alimentar pode mostrar uma cobra comendo um sapo, uma teia alimentar também mostraria que lagartos, aves, ouriços e peixes de dentes afiados também comem sapos.
Níveis da Cadeia Alimentar
Em cadeias alimentares, cada organismo tem um nível diferente do outro. Produtores são o primeiro nível da cadeia alimentar; esses são organismos tais como plantas que podem produzir o seu próprio alimento. Consumidores são o próximo nível da cadeia alimentar. Consumidores recebem a sua energia comendo outras plantas e animais. Uma cadeia alimentar pode conter vários níveis de consumidores. Decompositores são o último nível da cadeia alimentar. Decompositores, tais como fungos e bactérias, decompõem plantas e animais mortos e retornam os materiais brutos de volta ao meio ambiente.
Predadores e Presas
Predadores são um tipo de consumidor que sobrevivem se alimentando de outros animais, chamados de presa. Alguns animais podem ser não apenas predadores, como também presa: por exemplo, uma cobra comendo um sapo é um predador, enquanto a mesma cobra é presa quando é comida por um falcão.
Interconectividade
Teias alimentares mostram a interconectividade entre espécies. Se algo acontece à um elemento de uma teia alimentar, todos os outros elementos podem ser afetados. Por exemplo, se chuva ácida causa a morte de fitoplânctons em um lago, os insetos que se alimentam desses fitoplânctons têm menos alimento, e começam a morrer. Como resultado disso peixes, aves, sapos e salamandras que comem os insetos possuem uma quantidade menor de alimento. Os efeitos continuam por toda a teia alimentar.
Transferência de Energia
Em cada nível da cadeia alimentar ou teia alimentar, energia é transferida de uma espécie para outra. No entanto, em cada nível a energia é usada ou perdida em forma de calor, ou uma menor quantidade de energia esta disponível para ser passada adiante. Espécies na cadeia alimentar ou na teia alimentar precisam de mais alimento para que possam ter energia suficiente para sobreviver.