Como as tempestades ocorrem?

Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 14 Abril 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Como Se Formam as Tempestades e Furacões
Vídeo: Como Se Formam as Tempestades e Furacões

Contente

A qualquer momento há 2.000 tempestades ocorrendo ao redor do mundo. Elas produzem 100 raios por segundo e 8 milhões de raios diariamente. As trovoadas são possíveis durante todo ano e a qualquer hora do dia, mas são formadas com mais facilidade durante a primavera e o verão, à tarde e à noite. Uma tempestade média tem um diâmetro de 25 km com 30 minutos de duração.


Proteja-se contra os efeitos das tempestades tendo um kit de sobrevivência contra desastres (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Componentes da tempestade

Todas as tempestades exigem alguns componentes importantes — umidade, que é necessária para formar as nuvens e chuva, ar instável, que é quente e sobe rapidamente, podendo surgir de frentes climáticas, da costa do oceano ou de montanhas. As tempestades são formadas por nuvens cumulonimbus e resultam em rajadas de vento, chuva pesada, relâmpagos, trovões e, às vezes, granizo. No entanto, pode haver tempestades de neve ou aguaceiros de neve acompanhados por trovões ou relâmpagos.

Processo

As tempestades se formam quando o ar quente sobe devido ao aquecimento do sol sobre a Terra que, por sua vez, aquece o ar logo acima. O ar frio desce, o que é conhecido como convecção. O raio é uma descarga elétrica entre nuvens ou entre nuvem e a terra. A fricção ocorre quando as partículas de gelo e água dentro das nuvens criam eletricidade estática. As cargas positivas acumulam no solo abaixo das nuvens, particularmente em torno de objetos altos como árvores, montanhas e até mesmo pessoas. Quando a carga das nuvens se encontra com as cargas do solo, o raio ocorre. O trovão é uma onda de som que resulta do raio.


Tipos

Existem alguns tipos diferentes de tempestades. As orográficas são causadas pela elevação de ar vindo das montanhas. As tempestades de massa de ar se formam quando ocorre convecção localizada em uma massa de ar instável. As tempestades frontais surgem ao longo das fronteiras de frentes climáticas diferentes, como uma frente fria.

Supercélulas

As tempestades de supercélulas produzem as tempestades mais perigosas. Elas ocorrem quando correntes ascendentes fortes encontram correntes descendentes fortes, criando uma duradoura tempestade de intensidade. As tempestades fortes podem resultar em enchentes instantâneas, granizo ou até mesmo tornados. Uma tempestade severa é categorizada como uma tempestade produzindo ventos fortes acima de 90 km/h, ou granizo tendo pelo menos 2 cm de diâmetro.