Contente
- A mãe natureza pode estar trabalhando contra você
- Pode-se estar trabalhando contra si mesmo
- Soluções simples
- Último recurso
Considerando que tomates amadurecem de dentro para fora, você reconhece um tomate maduro quando o exterior está com uma cor vermelha profunda, um pouco macio quando apertado e o fruto parece saltar logo da videira quando pego. No entanto, os tomates que continuam verdes na videira podem se tornar a ruína de qualquer jardineiro que se preze. Saber mais sobre o processo de amadurecimento e encontrar algumas soluções rápidas podem salvar a safra deste ano de ser um fracasso.
Tomates que continuam verdes na videira são a ruína de qualquer jardineiro que se preze (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
A mãe natureza pode estar trabalhando contra você
Quando os tomates não estão amadurecendo na videira, vale a pena fazer alguma pesquisa para encontrar a razão. Um fator pode ser as condições meteorológicas. Quando a temperatura atingir 30º C ou mais, os produtos químicos responsáveis pela produção de cor nos tomates, caroteno e licopeno, não são produzidos. Outra razão pode ser a própria planta. Enquanto uma planta de tomate especialmente abundante pode parecer uma coisa boa e superlotação não é. É preciso muita energia para amadurecer muitas frutas ao mesmo tempo, o que pode atrasar o processo de amadurecimento de toda a safra.
Pode-se estar trabalhando contra si mesmo
Vários erros básicos que os jardineiros podem fazer também atrasarão ou impedir que os tomates amadureçam.
Antes de começar a plantar, verifique se a área recebe muito sol; tomates, como muitas frutas, precisam de pelo menos sete horas de luz solar direta todos os dias.
As plantas também precisam ser plantadas pelo menos a pelo menos 45 cm de distância.
Se você usar um fertilizante, os tomates respondem melhor a um com quantidades iguais de nitrogênio, fósforo e potássio; fertilizantes com muito nitrogênio produzirão belas plantas enormes, mas não muito fruto.
Soluções simples
Para plantas expostas a climas quentes, a sua melhor aposta é escolher os tomates enquanto eles estão cor de rosa e movê-los para dentro, onde eles podem amadurecer em temperaturas mais baixas (mas não na geladeira; os tomates amadurecem melhor em temperaturas entre 18º C e 21ºC). Mantenha a planta saudável regando-a muitas vezes, mas não molhe as folhas. Combata a superlotação escolhendo alguns dos tomates não amadurecidos e movendo-os para dentro, deixando os outros para amadurecer com sucesso na videira.
Último recurso
Se você se encontra diante de uma geada iminente ou se está simplesmente perdido por uma explicação para o teimoso e não amadurecido fruto, pode-se tentar colocar alguns tomates verdes dentro de um saco de papel marrom, juntamente com uma banana ou duas em processo de amadurecimento. Elas produzem o químico etileno, que pode acelerar o processo de amadurecimento de maçãs e tomates. Para uma colheita maior de tomates não amadurecidos, o mesmo efeito pode ser alcançado se você usar uma grande caixa de papelão e mais bananas. Basta colocar algo no fundo da caixa, como o jornal, para amortecer os tomates.
Seja como for, lembre-se: nem tudo está perdido. Tomates verdes podem ser deliciosos assados, fritos ou usados em uma variedade de molhos, condimentos e tortas.