Contente
Quando seu bebê estiver chegando ao primeiro ano, seu pediatra recomendará a troca de leite materno ou fórmula para o leite integral de vaca. Fazer essa transição não precisa se tornar um desafio. Com as instruções certas e um plano diário, você conseguirá fazer seu bebê começar a tomar leite de vaca sem nem perceber a diferença. Com quase um ano de idade o seu filho precisa de mais energia nutricional do que podem dar apenas o leite materno ou uma fórmula.
Instruções
Ofereça a nova bebida no copinho preferido da criança (cows' milk in glasses image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)-
Misture 60 ml de leite integral com 180 ml de fórmula na primeira vez que for alimentar seu bebê. Sirva a mistura no copinho preferido dele, como sempre fez com a fórmula, e ele não notará a diferença. Geralmente o leite integral sozinho tem um gosto muito diferente para uma criança. Fazer essa mudança gradualmente evitará o estresse de introduzir uma bebida nova de maneira abrupta.
-
Adicione o leite à fórmula numa medida 50%-50% no segundo dia (ou no terceiro, se o bebê teimar a aceitar a mistura). Repita o mesmo processo de alimentação de antes.
-
Mude a mistura de leite-fórmula para só leite integral, sem fórmula, no terceiro dia se seu bebê não reclamou do gosto. Se a criança tiver notado a diferença e não aceitar o leite integral, diminua a mistura -- fazendo cada passo durar dois dias, não só um, até que ela comece a consumir de 480 ml a 700 ml de leite integral por dia.
Dicas
- Lembre-se que cada bebê é diferente. Não há problema em estender o processo de transição para 1 ou 2 semanas se a criança não gostar do sabor do leite integral.
- Substitua a fórmula por leite integral em cereais ou pudins se seu bebê não consumir a quantidade diária recomendada .
Aviso
- Crianças menores de 1 ano não devem consumir leite integral.