Contente
Os gases constantes podem ser sinal de problemas, como constipação, síndrome do intestino irritado ou intolerância alimentar. Os sinais de gases incluem dores abdominais ou rigidez na região do estômago. Apesar de desconfortável, a cura para os gases é muitas vezes uma questão de identificar a causa oculta, o que pode surtir uma mudança no estilo de vida e mudanças na dieta.
Alivie o desconforto associado aos gases intestinais (sexy stomach image by Indigo Fish from Fotolia.com)
Ingestão de fibras
Alimentos ricos em fibras, como vegetais e frutas, contribuem para um sistema digestivo saudável e defecação regular. Se você não vai ao banheiro regularmente, também conhecido como constipação, pode gerar gases intestinais e outros sintomas desconfortáveis, como dores estomacais e inchaço do abdômen. Incorporar alimentos ricos em fibras na sua dieta ou tomar diariamente suplementos a base de fibras pode aliviar a constipação e curar os gases associados a esta condição. Mayo Clinic recomenda para adultos a ingestão de 21 a 38 gr de fibra diária.
Exercício
Movimentar-se é outro remédio rápido e efetivo contra os gases. Uma vida sedentária pode diminuir a frequência com que você vai ao banheiro e diminui a atividade intestinal. Por outro lado, quem faz algum exercício ou atividade física como caminhada, corrida ou aeróbica aumenta as contrações intestinais e ajuda a remedia a constipação e os gases.
Medicamento sem prescrição
Ter gases após comer ou beber é uma ocorrência comum. Enquanto as dores causadas pelo gases tendem a passar ao seu próprio tempo, tomar remédios vendidos sem prescrição médica podem rapidamente aliviar o desconforto. Produtos como Alka-Seltzer ou Gas-X estão disponíveis em farmácias e drogarias. Tomar esses medicamentos surtem melhores resultados.
Mudanças da dieta
Gases constantes indicam um problema com os alimentos que você consome. Anote por alguns dias ou uma semana os alimentos e bebidas que consome. Preste atenção ao seu corpo e registre as incidências de gases após comer ou beber. Ter uma anotação diária ajuda a apontar os alimentos que produzem gases. Curar os gases constantes pode implicar na eliminação desses alimentos ou bebidas da sua dieta ou tomar um suplemento digestivo antes de comer para prevenir a formação dos gases. Os alimentos e bebidas que geralmente produzem gases incluem feijões, refrigerantes, derivados do leite, cebolas, brócolis, alface, produtos com trigo e comidas gordurosas.