Contente
Melanoma subungueal, também conhecido como melanoma acral lentiginoso, é um tipo de câncer de pele que ocorre debaixo das unhas das mãos ou dos pés. Devido à sua localização discreta, o câncer é, muitas vezes, difícil de diagnosticar e sua descoberta ocorre frequentemente depois de ter atingido um estágio avançado. O tratamento geralmente é feito por meio de uma cirurgia, embora a quimioterapia possa ser usada nos casos mais avançados.
Esse tipo de câncer ocorre nas unhas (Jeffrey Hamilton/Stockbyte/Getty Images)
Conhecimento
O melanoma subungueal é muito raro e mais comumente encontrado em afrodescendentes americanos e asiáticos. É responsável por cerca de 5% de todos os casos de melanoma e, normalmente, ocorre no polegar ou dedão do pé. A idade média das pessoas afetadas pelo câncer está entre 60 e 70 anos de idade.
Sintomas
Os sintomas desse câncer normalmente são difíceis de se observar, devido ao seu local de ocorrência ser relativamente esquecido. Muitas vezes, aparece como uma linha escura debaixo da unha, no entanto, dada a predisposição de ocorrência da condição em indivíduos negros, tais linhas sob as unhas são comuns e, muitas vezes, benignas. Caso a linha mude de forma ou cor ou surja uma nova mancha, consulte o seu médico imediatamente. Outros indícios de melanoma subungueal avançado incluem unhas danificadas ou hiperpigmentação da pele.
Tratamento
O tratamento para o melanoma subungueal tipicamente envolve cirurgia, mas depende do estado e da gravidade. Se o melanoma não avançou para além de uma profundidade de um milímetro, apenas uma ampla excisão local é necessária. No entanto, se tiver ultrapassado essa profundidade, uma excisão com adição de uma biópsia de linfonodo é recomendada. Caso o melanoma torne-se muito avançado, a remoção cirúrgica completa do dedo afetado pode ser necessária.
Quando a cirurgia não é totalmente eficaz, a quimioterapia pode ser realizada. Quimioterapia envolve drogas que matam o câncer atacando e destruindo as células cancerígenas.