Usos da pedra de gipsita

Autor: Robert Simon
Data De Criação: 21 Junho 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
#conheça a pedra #gipsita!
Vídeo: #conheça a pedra #gipsita!

Contente

A gipsita é uma pedra incomum. Ela é classificada como mineral, sendo uma mistura de cálcio e sulfatos que se unem, formando grandes cristais ou camadas de rochas sedimentadas. Por causa das propriedades pouco comuns da pedra, ela é utilizada em uma variedade de ramos industriais para diversos usos. O alto conteúdo de cálcio presente na gipsita também a torna apropriada para consumo humano.


A maioria dos rebocos é feita de gipsita (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aditivos

A gipsita é usada como aditivo em diversos produtos. Ela pode ser moída em um pó fino, tornando-a útil para muitas tarefas. Ela é adicionada a terra para aumentar a capacidade de absorção da umidade pelo solo. Ela também é usada para facilitar o trabalho com o solo e diminuir a alcalinidade, evitando o escoamento da terra. A gipsita pode ser utilizada ainda para filtrar a água para peixes e plantas, fixando sujeira e óleo.

Medicina

A gipsita também é utilizada na indústria de produtos médicos. Normalmente, as pedras são moídas em um pó fino e usadas para fazer placas rígidas, para fixar ossos quebrados e torções. O pó é aplicado junto com tiras de pano, mantendo os ossos no lugar enquanto cicatrizam. Ela é empregada para limpar dentes e está presente em muitas formas de pastas dentais. No passado, as pessoas usavam recipientes com gipsita em pó para limpar seus dentes, sem a adição de sabores de menta e outros aditivos usados atualmente.


Uso doméstico

Muitos produtos de uso doméstico também utilizam gipsita. Muitas empresas de cosméticos adicionam a gipsita colorida como agente corante para maquiagens e outros produtos cosméticos. Pequenas quantidades dela poderão estar presentes em medicamentos. Diversos alimentos usam a gipsita como material de preenchimento, já que é aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration, órgão dos Estados Unidos responsável pelo controle de alimentos), como por exemplo: cerveja, vinho, vegetais enlatados, queijo, pão, sorvete e outros produtos. De acordo com a "National Gypsum Company", as pessoas consomem aproximadamente 13 Kg de gipsita durante suas vidas.

Construção

A gipsita também é utilizada na indústria da construção. É empregada na fabricação de placas de parede retardadoras de fogo e gessos drywall. Ela também é para a confecção de modelos de gesso. Alguns tipos são misturados à misturas de cimento, para aumentar as propriedades de suavidade, cor e claridade. Pedaços da pedra são usados em bancadas e aplicações de alvenaria, dando brilho à obra. Seu estado sólido é similar ao quartzo ou outro mineral estruturado.