Contente
Um rosto corado é frequentemente associado ao embaraço e nervosismo. A vermelhidão normalmente desaparece depois de um tempo e não é realmente motivo de preocupação. Por vezes, porém, a condição é um pouco mais permanente e é acompanhada por uma sensação de ardor. Isso pode ser sinal de um problema mais sério. É essencial saber a causa da vermelhidão e ardor facial e saber como tratá-los adequadamente.
Pele vermelha e a sensação de ardor podem ser embaraçosos (Beautiful brunette in red shawl covering her face image by Kevin Browne from Fotolia.com)
Sintomas
Reconhecer a vermelhidão e ardor facial é bastante fácil. Eles podem surgir de diferentes formas. A pele em suas bochechas, cantos do nariz, testa ou queixo podem apresentar uma tonalidade rosa ou avermelhada. O enrubescimento pode ser acompanhado de pequenas protuberâncias, que podem ser dolorosas. O rosto também estará quente, ou mesmo escaldante, ao toque. Esses sintomas significam mais do que o simples corar natural e indicam que você tem um problema.
Rosácea
A rosácea é definida pela MayoClinic.com como "uma inflamação crônica da pele que afeta adultos. Causa vermelhidão no rosto e produz pequenas saliências ou pústulas vermelhas, cheias de pus". É uma condição dermatológica séria e a principal causa da vermelhidão crônica e sensação de ardor na face. Se não tratada, a rosácea se agrava com o tempo. Pode também ser acionada e intensificada devido a causas externas como produtos dermatológicos e exposição excessiva ao sol. A rosácea ainda não tem cura, mas pode ser tratada e controlada.
Outras causas
A vermelhidão e sensação de ardor na face temporárias podem ser causadas por muitos outros fatores. Algumas causas comuns incluem reações alérgicas a certas substâncias e produtos dermatológicos atópicos ou maquiagem, estresse, alguns medicamentos, excessiva exposição ao sol, febre, prática de exercícios, consumo de álcool, exaustão por calor e menopausa.
Tratamento
Se a causa da vermelhidão e ardor facial é rosácea, a MayoClinic.com afirma ser necessária uma combinação de medicamentos de aplicação tópica e antibióticos orais. Isso ajudará a controlar a condição, mas não a eliminará imediatamente. Os médicos também podem prescrever medicação para a acne em casos severos. Se a vermelhidão e ardor não se devem à rosácea, podem ser geralmente tratados com pomadas tópicas que suavizam a pele. Procure ingredientes como lavanda, sândalo, chá verde e aveia. Aplique-os diretamente na pele.
Prevenção/Solução
Para prevenir a vermelhidão e ardor facial, evite produtos que possam irritar sua pele. Também evite lavar sua pele com produtos faciais agressivos. Use água fria ao enxaguar sua face, pois a água quente irritará a pele vermelha e ardente, piorando a condição. Sempre proteja sua face contra os elementos climáticos quando em ambientes exteriores. Aplique protetor solar e proteja sua pele do sol, frio e vento com lenços. A vermelhidão na pele também pode ser disfarçada com maquiagem. As mulheres devem usar uma base facial com pigmentação verde ou amarela, que são adequadas para cobrir a vermelhidão.