Contente
- Bagagem de mão não permitida
- Limites de garrafas
- Transporte de vinho na bagagem
- Recipientes especiais
- Entrega direta
Durante anos, a prática de viajar com bebidas alcoólicas tem sido regulada pelas companhias aéreas de diferentes maneiras. Nos casos em que é permitido levar bebidas em aviões, a natureza relativamente delicada de alguns vinhos significa que cuidados especiais devem ser tomados ao embalar e transportar garrafas valiosas ou sensíveis em sua viagem de avião.
Viajar de avião com garrafas de vinho pode ser uma tarefa desafiadora (Louis-Laurent Grandadam/Photodisc/Getty Images)
Bagagem de mão não permitida
No passado, muitas companhias aéreas permitiam que os passageiros entrassem com uma ou duas garrafas de vinho a bordo de um voo, para que pudessem acomodar adequadamente suas caras garrafas. No entanto, desde a revisão das normas de segurança que regem líquidos isso não é mais permitido. A maioria dos líquidos em recipientes maiores do que 100 ml não pode ser transportada através dos setores de verificação de segurança no aeroporto, e a mercadoria poderá ser confiscada como contrabando. Uma exceção à regra de bagagem de mão é feita ao vinho e outras bebidas alcoólicas compradas em lojas duty free, localizadas dentro da área de embarque dos aeroportos.
Limites de garrafas
Enquanto bebidas com teor alcoólico maior que 70% são proibidas e as com teor alcoólico entre 24% e 70% são limitadas, não há limite de quantidade sobre bebidas com menos de 24% de álcool, tais como o vinho. Os limites para bagagens criados pelas companhias aéreas ainda são válidos, mas os passageiros estão livres para usar toda a sua cota para o transporte de vinho.
Transporte de vinho na bagagem
Para passageiros que desejam levar apenas uma ou duas garrafas de vinho, transportá-las na bagagem é a melhor opção. Embalar as garrafas firmemente junto com as roupas ajuda a minimizar vibrações que possam danificar o vinho e a proteger as garrafas da manipulação brusca, feita pelos funcionários do aeroporto. Ao embalar garrafas em sua bagagem, é importante mantê-las bem firmes. Uma das melhores técnicas é colocar uma garrafa dentro de uma meia e, em seguida, envolvê-la em uma camisa ou outra peça de roupa. Para uma proteção extra contra quebra, sele o frasco, embrulhando-o em um saco plástico à prova d'água, antes de acomodá-lo firmemente no centro da mala.
Recipientes especiais
Muitas companhias produzem saquinhos especiais para embalar vinho, para facilitar o transporte das garrafas no avião. Estes sacos são à prova d'água, extremamente bem acolchoados, resistentes ao fluxo de temperatura e fáceis de transportar. Embora não seja estritamente necessário, passageiros que muitas vezes levam uma ou duas garrafas de vinho para casa podem considerar que gastar de R$ 40 a R$ 100 nestes sacos é um investimento que vale a pena.
Entrega direta
Devido às regulamentações para viagens aéreas, muitas adegas assumiram a responsabilidade de facilitar o transporte de bebidas. Se transportar uma garrafa ou duas no voo for problema, uma opção é pedir para que a adega ou loja de vinhos envie sua compra. Muitas empresas podem realizar o transporte de um dia para o outro até sua casa, de forma que eles chegarão antes de você chegar. Algumas vinícolas nem cobram os custos do frete.