Contente
Muito da língua inglesa se originou com os gregos antigos e, embora algumas palavras tenham mudado durante os séculos, outras permanecem virtualmente inalteradas. Muitas dessas palavras foram filtradas por outras línguas e a observação desse fenômeno revela o impacto que os gregos tiveram no mundo de hoje.
A Grécia antiga é a origem de muitas coisas de nossa própria sociedade (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Academia
A "academia" era um jardim público na periferia da antiga Atenas, onde Platão reunia seus alunos para ministrar aulas. Hoje, a mesma palavra é utilizada quase da mesma maneiras, embora agora se referira a muitos locais de aprendizado, em oposição ao local onde Platão ensinava.
Cosmos
Na Grécia antiga, o "cosmos" era o universo ordenado, cheio de deuses e que existia acima da água. Conforme nosso conhecimento do universo se aprofundou, a palavra "cosmos" permaneceu. Os deuses não existem mais, mas a ordem do cosmos ainda permanece na maneira através na qual os corpos planetares interagem uns com os outros.
Daemon
O gregos usavam a palavra "Daemon" para se referirem a espíritos malignos, e a palavra existe até hoje, na forma levemente mais curta "demônio".
Eco
Na mitologia grega, Echo era uma ninfa linda, mas muito falante, que foi despojada de sua habilidade de falar e podia apenas replicar. Seu nome existe até hoje, sendo a palavra usada para nomear o som refletido.
Iota
A palavra "Iota" é a nona letra do alfabeto grego, e hoje significa "algo pequeno", como em "Eu não ligo uma iota".
Nêmesis
Nemesis era o deus grego da retribuição, e seu nome sobrevive até hoje com o significado de "inimigo".
Odisseia
Uma das palavras gregas mais famosas, hoje significa "uma longa jornada", mas ela tem sua origem no poema épico de Homero, "A Odisseia", que fala sobre uma longa jornada.
Sereia
Os gregos contavam histórias de sereias, lindas mulheres que atraíam marinheiros para o mar para encontrar a morte certa, e a palavra é usada ainda hoje.
Tantalizar
Tantalus foi condenado a ficar na água por toda a eternidade, sem nunca ser capaz de alcançá-la, de maneira que sua sede o torturasse. Hoje, a palavra existe como "tantalizar", que significa atormentar ou importunar.
Tufão
A palavra "tufão" hoje significa um grande furacão, mas tem sua origem no monstro grego Typhon, que comandava os ventos.