Contente
O blues é composto de uma estrutura simples e repetitiva. Alguns estilos, como o jazz, podem incluir improvisação, mas a criatividade do músico é expressada dentro da estrutura básica. A progressão do blues de 12 compassos é uma estrutura comum que forma a base de muitas canções. Ela é simples o bastante para iniciantes aprenderem, mas com bastante espaço para variação que será útil através de sua carreira musical.
Instruções
-
Escolha um tom. A nota inicial da progressão de blues, escrita em algarismo romano I, seguida pela número 7, I7, determinará o som de toda a canção.
-
Toque quatro compassos, repetindo a primeira nota da progressão. Se você escolher começar com um acorde de Lá, toque um Lá7 por quatro compassos.
-
Mude para o acorde IV7 por dois compassos. Em uma progressão de blues em Lá, o acorde de IV7 é Ré7
-
Retorne ao acorde I7 por dois compassos.
-
Continue com o acorde de V7 por dois compassos. No exemplo, o acorde V7 é Mi7.
-
Retorne ao acorde I7 para os dois compassos finais de progressão. Isto completa a progressão de 12 compassos.
-
Repita a progressão como desejar. Uma única progressão de 12 compassos é geralmente curta demais para uma canção, mas múltiplas progressões unidas formam a base de muitas canções de blues e rock'n'roll.
Dicas
- Aprenda como tocar progressos de blues em outros tons ao começar com outras notas. Depois, procure por progressões de blues em suas canções favoritas.
- Adicione variações para progressões de blues assim que você tiver dominado o básico. Uma variação comum é tocando o acorde IV7 para o segundo compasso, ao invés do acorde I7.