Contente
- A finalidade dos amortecedores
- A hidráulica e os amortecedores
- As consequências de um amortecedor defeituoso
Os amortecedores reduzem os efeitos de dirigir sobre os terrenos irregulares (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
A finalidade dos amortecedores
O objetivo de um amortecedor é o que diz o próprio nome -- amortecer os impactos que ocorrem normalmente ao dirigir. Eles amortecem os efeitos causados por terrenos irregulares assim como os pequenos movimentos causados pela elasticidade dos pneus.
A hidráulica e os amortecedores
Quando um amortecedor tem um vazamento, ele está provavelmente perdendo fluido hidráulico. A maioria dos amortecedores consiste de um cilindro cheio de fluido com um pistão móvel no interior. Esse pistão absorve a energia através do atrito viscoso, que ocorre quando o fluido hidráulico faz pressão contra ele e reduz seu movimento. Quando um amortecedor está vazando, ele é defeituoso, pois possui menos fluido hidráulico. Por esse motivo fornecerá cada vez menos atrito viscoso ao longo do tempo. Eles devem ser substituídos imediatamente.
As consequências de um amortecedor defeituoso
Já que os amortecedores deixam a condução mais suave, muitas pessoas acreditam que os defeituosos não precisam ser substituídos. Afinal, elas não se importam com alguns solavancos ao dirigir. Na verdade, dirigir com um amortecedor defeituoso pode ser extremamente perigoso. Qualquer solavanco poderá afetar o balanço do carro, fazendo com que o controle seja perdido. Passar sobre trilhos de trens, buracos ou até lombadas poderá facilmente causar um acidente. Se o amortecedor estiver vazando, é preciso substituí-lo imediatamente.