Contente
A ureia é um fertilizante de nitrogênio muito comum e um ingrediente presente em muitos fertilizantes para gramados. As de aplicação lenta, como ureia revestida de enxofre, são especialmente populares para quintais e campos de golfe. Adicionar ureia ao seu quintal ajudará a aumentar os níveis de nitrogênio no solo
A ureia é um ingrediente de muitos fertilizantes para gramados (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
Função
Assim como qualquer outra planta, a grama precisa de nitrogênio para crescer. A falta desse elemento pode causar o amarelamento das folhas e deixar a grama fina e não tão saudável. Quando colocada no gramado, a ureia inicia uma reação química que forma amônia e dióxido de carbono; a amônia é transformada em nitrato por bactérias do solo e pode servir como uma fonte de nitrogênio.
Efeitos
Quando aplicada pela primeira vez, cada partícula da ureia inicialmente aumenta o pH à sua volta; entretanto, depois, ela reduz o pH do solo. Essa substância também aumenta o teor de nitrogênio, o que é benéfico para a grama -- até certo ponto. O excesso de nitrogênio causa uma menor tolerância à temperatura e ao estresse quanto à umidade, então fertilizar demais geralmente não ajuda muito.
Considerações
Se aplicada em excesso, a ureia pode "queimar" ou ferir a grama e causar sérios danos. As fórmulas de aplicação lenta, como as revestidas por enxofre ou resina, ajudam a fugir desse problema -- um dos motivos dessas fórmulas serem populares para usos em gramados e campos de golfe. No geral, a ureia tem menos chances de "queimar" a grama do que nitrato de amônia ou sulfato.