Contente
Existem muitas coisas que influenciam o quanto alguém cresce. O ambiente em que você vive, a comida que come e seus genes têm um papel no seu crescimento durante a juventude. A altura média de uma americana é entre 1,63 m e 1, 64 m.
Existem muitos fatores que determinam a altura (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Crescimento e puberdade
As meninas geralmente param de crescer quando a puberdade termina. Nesse momento os hormônios, nutrientes e genes atingem o seu pico no que diz respeito ao crescimento. Geralmente entre um a três anos após a primeira menstruação de uma menina, ela vai parar de crescer e o crescimento restante nesse período é em média de 5 centímetros por ano.
As meninas continuam crescendo até que a puberdade acabe (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)Genes
Os genes com os quais você nasceu, esses que você herdou de seus pais biológicos, têm um grande fator determinante em quanto você poderá crescer. Problemas médicos, tais como deficiência de hormônio de crescimento, problemas renais, hipotireoidismo ou a doença inflamatória intestinal podem afetar o crescimento. Uma predisposição genética para uma estatura baixa ou alta vai afetar o tamanho que uma criança atingirá. Isso é chamado de estatura familiar baixa e não é nada com o que se preocupar.
Os genes são um fator importante ao determinar a altura de uma menina (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)
Idade óssea
A idade óssea de uma pessoa pode ser diferente da cronológica. Se você estiver preocupado com a altura de sua filha, um exame pode ser feito para determinar essa informação. Isso é feito com um raio-x no pulso e na mão esquerdos. Se o exame determinar que a idade óssea da criança é muito menor que a cronológica, é altamente provável que a criança vai crescer além da idade esperada. As meninas continuam a crescer até a idade óssea de 14 anos.
A idade óssea é determinada por um raio-x do pulso e da mão esquerda (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)Dieta e exercícios
Uma boa alimentação é essencial se uma menina quer atingir sua altura máxima. Uma dieta balanceada, rica em vitaminas e sais minerais e com pouco açúcar, sal e gorduras saturadas vai garantir que a menina atinja a altura em potencial, que é determinada geneticamente. Uma dieta saudável também vai assegurar que ela não tenha um sobre ou subpeso e que mantenha um equilíbrio entre peso e altura. Exercícios são também importantes por manter as juntas saudáveis e fortes. Isso tudo é essencial para um bom crescimento.
Manter uma boa dieta e exercícios durante o período de crescimento é essencial (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)