Contente
A neuropatia é causada por danos nervosos. O dano pode ser resultado de uma doença ou ferimento. A neuropatia periférica refere-se à dor e adormecimento nas pernas. Entender o que está causando a condição auxilia na identificação do melhor tratamento.
Pequenos cuidados podem diminuir a dor nas pernas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Causas
Analise a quantidade de açúcar no seu sangue. Altas quantidades de açúcar no sangue podem causar danos nos nervos ao longo do tempo. Uma deficiência de vitaminas B e E também podem desencadear a condição, pois esses suplementos ajudam a manter a saúde dos nervos. Reduza o consumo de álcool caso você beba assiduamente, porque o álcool gera deficiência nas vitaminas. Examine se suas pernas possuem tumores, uma vez que eles podem exercer pressão sobre os nervos e causar dores.
Tratamento
Use analgésicos sem prescrição para reduzir a dor nas pernas. Seu médico pode prescrever remédios com codeína para dores agudas. Analgésicos receitados são usados apenas para curtos períodos de tempo, devido ao risco de dependência. Aplique emplastros de lidocaína na área dolorida. Ele libera um analgésico na pele que alivia a dor, pode ser usado até quatro vezes por dia e geralmente não causa efeitos colaterais. Use um aparelho de neuroestimulação transcutânea para atenuar a dor. Os eletrodos devem ser posicionados no local de maior latência. Pequenos impulsos elétricos são enviados para as pernas pelo aparelho, bloqueando os sinais de dor enviados para o cérebro. Leve um aparelho portátil sempre que for às compras, trabalhar ou viajar para reduzir a dor nas pernas. Medicamentos podem ser receitados para aliviar as dores neuropáticas nas pernas. Os processos químicos que acionam a consciência da dor são interrompidos pela medicação. Solicite ao seu médico uma série de exercícios. Certos exercícios podem auxiliar na redução da dor. Peça a um amigo, familiar ou terapeuta para massagear sua perna. A massagem melhora a circulação e o fluxo sanguíneo para os nervos danificados, aliviando a dormência. Não sente de pernas cruzadas por longos períodos de tempo, pois isso restringe o fluxo de sangue para os nervos, piorando a condição. Pesquise sobre acupuntura. Inserir pequenas agulhas em diversas áreas especificas do seu corpo pode reduzir a dor nervosa. Várias sessões são geralmente necessárias para se identificar alguma melhora nos sintomas.
Converse com seu médico para conhecer diferentes opções de tratamento para alivio das dores nas pernas e identificar os mais indicados para você.