Contente
- Peixe líquido hidrolisado
- Farinha de peixe
- Peixe, ossos e cinzas
- Alga, alfafa e fosfato
- Alternativas comerciais
Enquanto o fertilizante de emulsão de peixe é um adubo orgânico líquido concentrado e eficaz usado em canteiros e hortas, alguns jardineiros preferem substâncias alternativas, devido ao cheiro forte do fertilizante de emulsão ou por razões éticas ou filosóficas; tais pessoas preferem usar um adubo orgânico que seja vegetal ou mineral.
Algas, alfafa e cristais de fosfato são bons adubos substitutos para a emulsão de peixe (wasserpflanzen image by Connfetti from Fotolia.com)
Peixe líquido hidrolisado
Os fertilizantes líquidos de peixes hidrolisados, enzimaticamente digeridos, dependem das enzimas ao invés do calor e de ácidos para digerir os nutrientes dos resíduos de peixe, um processo que retém mais proteínas, vitaminas, enzimas e micronutrientes que os fertilizantes de emulsão de peixe. O peixe hidrolisado tem um pouco menos de nitrogênio do que as emulsões, mas por outro lado oferece mais nutrientes.
Farinha de peixe
Se "peixe líquido" lhe parece um pouco censurável, os fertilizantes "farinha de peixe" são alternativas amplamente disponíveis. A farinha de peixe é processada sob altas temperaturas e finamente moída oferecendo 10% de nitrogênio e quantidades adequadas de fósforo e potássio. Trabalhada em uma superfície de 30 cm de profundidade e logo coberta com palha grossa, a farinha de peixe oferece muita nutrição "subterrânea" às plantas sem o mau cheiro. A farinha seca, ou peixe em pó, oferece ainda mais em nitrogênio e também pode ser misturada em água e ser utilizada como um fertilizante foliar solúvel.
Peixe, ossos e cinzas
Um projeto de extensão da University of Alaska oferece uma receita de fertilizante "faça você mesmo" completa, contornando a natureza comercial de fertilizantes - ou o alto custo do transporte para locais remotos - que os jardineiros julgam censuráveis. Os principais ingredientes para fertilizantes caseiros são resíduos de peixe para o nitrogênio, ossos de animais queimados para o fósforo e cinzas de madeira para o potássio.
Alga, alfafa e fosfato
Se usar fertilizante líquido não é essencial, você pode misturar um fertilizante orgânico eficaz aceitável entre agricultores veganos, combinando farinha ou pedaços triturados de alfafa - rica em nitrogênio - com cristais de fosfato para obter fósforo extra, enquanto algas em pó ou em solução oferecem bastantes micronutrientes.
Alternativas comerciais
Uma ampla variedade de fertilizantes orgânicos comerciais estão disponíveis, embora estes tendem a ser mais caros do que as misturas caseiras. Alguns são líquidos e outros granulares. Alguns contêm ingredientes de origem animal, tais como resíduos de peixe ou de guano de morcego, e outros são completamente derivados de plantas e minerais. Peça on-line de empresas conceituadas se não houver fornecedores de fertilizantes orgânicos nas proximidades.