Contente
O Pólo Norte -- muitas vezes referido como o Ártico -- é a área que se localiza no extremo norte da Terra. Esse bioma extremamente frio e frequentemente com neve está repleto de formas de vida que vão desde o zooplâncton microscópico a enormes baleias. A terra em torno do Pólo Norte, conhecida como tundra, também tem vida animal bem adaptada às condições extremas na área.
A vida animal no Polo Norte (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Raposa do ártico
A raposa do Ártico é um dos habitantes mais cativantes da tundra e das regiões costeiras do Ártico. Seu pelo branco como a neve durante o inverno serve como camuflagem contra possíveis predadores, e a mudança para o cinzento-marrom no verão coincide com as áreas brancas e marrons da tundra após o derretimento da neve. O pelo grosso desses animais serve como isolamento contra o clima frio, enquanto seus ouvidos, relativamente pequenos, ajudam a diminuir a perda de calor. Eles alimentam-se de mamíferos e peixes menores, e, às vezes, de aves e ovos que encontram por acaso durante maratonas de caça.
Raposa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Baleia branca
Também conhecida como a baleia branca ou canário do mar, a beluga é relativamente pequena, atingindo uma média de 4,5 m de comprimento. Carnívoras, seus 34 dentes lhe permitem aproveitar e rasgar suas presas, que compreendem uma variedade de lulas, peixes, crustáceos, e, às vezes, até polvos e minhocas. Quando adultas, tornam-se de cor branca, com um corpo forte e uma cabeça pequena e arredondada. Esses mamíferos costumam viver em bandos, caçando e migrando juntas.
Beluga (NA/AbleStock.com/Getty Images)
Lobo-marinho-antártico
O lobo-marinho-antártico é chamado assim por assim por causa da pelagem dupla cinzenta-marrom escura e espessa, que serve como isolamento contra o clima frio do Polo Norte. Quando em terra, vivem em grandes colônias, mas formam pequenos grupos chamados de "jangadas" quando estão na água. Sua alimentação consiste de lula, polvo e peixe, o que eles costumam caçar quando escurece; no entanto, também são caçados por outros predadores, como as orcas, tubarões e leões marinhos grandes.
Lobo-marinho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)Andorinha-do-mar-ártica
A andorinha-do-mar-ártica é um pequeno pássaro que habita o Polo Norte durante o verão, quando procria-se nas regiões árticas, mas que migra para a Antártida durante o inverno. Ela é uma das voadoras mais admiráveis, viajando cerca de 35 mil quilômetros por ano entre o Ártico e a Antártida. Esse pássaro com 30 a 40 cm de comprimento tem uma cabeça arredondada branca, com uma capa preta acima dos olhos e pés de pato vermelho. Sua alimentação consiste de pequenos peixes, insetos ocasionais e krill.