Contente
O periquito (Melopsittacus undulates) é uma versão em miniatura do papagaio. Assim como os papagaios, periquitos são rápidos para aprender e podem ser treinados. No entanto, antes de treinar o seu periquito, você deve cortar suas penas para que ele não bata em paredes e outras áreas podendo se machucar, e também para que ele não fuja.Tenha cuidado e atenção ao realizar este procedimento, que não deve levar mais do que alguns minutos.
Instruções
Apare as penas das asas de seu periquito de forma que ele possa flutuar com segurança até o chão, mas não seja capaz de voar grandes alturas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)-
Solicite a ajuda de outra pessoa para deter o animal enquanto suas asas forem aparadas. O assistente deve usar uma mão para envolver e manter uma toalha debaixo dele, e ao mesmo tempo, colocar a outra mão na parte de trás da cabeça e pescoço da ave. Posicione o periquito de costas para evitar que ele bique. Acalme-o, oferecendo um petisco ou brinquedo para mastigar durante o processo de preparação.
-
Peça ao seu assistente para descer pouco a toalha de um lado, de forma que a asa do periquito fique sobressalente. Estenda a asa com a outra mão e a segure com firmeza. Examine o lado inferior das penas para ver se há penas novas crescendo. Essas penas são vermelhas na parte central - pois sangue é fornecido à ela para auxiliar seu crescimento. Não corte essas penas pois elas podem sangrar e potencialmente ameaçar a vida de seu periquito.
-
Segure uma tesoura na mão e corte as primeiras cinco penas de voo primário. Elas se estendem da ponta da asa até o corpo do periquito, sendo o primeiro grupo de penas longas no lado inferior da asa da ave.
-
Corte 6 milímetros das penas de voo primário do periquito. Use a camada superior de penas curtas como guia enquanto apara - corte no máximo 2,5 cm das de voo abaixo da camada superior das curtas. Posicione a tesoura de forma que você siga o ângulo natural das asas. Isto irá garantir que as penas aparadas repousem confortavelmente no corpo do periquito, sem causar irritação na pele da ave.
-
Repita o procedimento na outra asa. Certifique-se de cortar no mesmo tamanho e comprimento da primeira. A desigualdade no corte das penas vai dificultar o equilíbrio, coordenação e confiança do pássaro.
Dicas
- Leve o seu periquito ao veterinário para um corte profissional, caso vá aparar as penas das asas pela primeira vez. Observe as técnicas de corte que o veterinário usa: assim você poderá fazer o mesmo com segurança da próxima vez.
Aviso
- Se você equivocadamente cortar as penas novas e elas sangrarem, aplique uma pressão firme, mas suave no local. Se o sangramento persistir, coloque um pouco de pó hemostático em um pedaço de algodão e pressione-o contra o eixo da pena. Leve o seu periquito a um veterinário para ser tratado, caso o sangramento não cesse.