Contente
A constipação é mais comuns em gatos idosos do que em jovens e filhotes. Naqueles de idade avançada, ela pode ser causada por falta de tônus muscular no intestino grosso. A constipação é dolorosa e perigosa para seu felino. Um dos tratamentos naturais recomendados é o azeite de oliva.
Óleo de oliva (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Sintomas da constipação
Anote as evacuações regulares do seu gato. Se ele não estiver defecando regularmente, isso pode ser sinal de constipação. Fezes duras e secas também podem ser um sintoma. As fezes normais devem ser úmidas, porém firmes. Lembre-se de que os gatos que têm uma dieta com baixa quantidade de resíduos naturalmente produzirão fezes mais duras do que aqueles que são alimentados com as rações industrializadas. Se o seu gato chorar na caixa de areia, e parecer que está se esforçando, esse também é um sintoma em potencial de prisão de ventre. Estômago inchado ou sensível, também pode indicar a constipação.
Gato na caixa de areia (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Causas da constipação
A constipação pode ser causada pela idade avançada, falta de exercício, alimentação em excesso, dieta pobre, desidratação, lesão pélvica ou uma obstrução. A obstrução geralmente é causada pela ingestão de ossos, grama ou pelos. Parasitas também podem causar prisão de ventre.
Gato na prateleira (Comstock Images/Comstock/Getty Images)Aviso
A constipação pode ser mortal para seu gato. Se continuar, poderá desenvolver uma impactação fecal, que criará e acumulará toxinas no sistema do animal. A constipação pode levar à doença do megacólon, que significa que o cólon do intestino se alargará e não será mais capaz de se contrair de maneira suficiente. Ao primeiro sinal de prisão de ventre, seu veterinário deve ser avisado e as opções de tratamento discutidas.
Veterinário com um gatinho (Comstock/Comstock/Getty Images)
Azeite de oliva
Um remédio natural para constipação em gatos é o azeite de oliva. Diariamente, adicione de meia à duas colheres de chá de azeite na comida do seu gato, por não mais do que duas semanas. O consumo regular desse óleo pode levar à deficiência de vitamina A. Para prevenir a doença em gatos alimentados apenas com comida seca industrializada, pode-se adicionar 1 colher de sopa na ração, algumas vezes por semana. O azeite ajuda na contração dos músculos do intestino, estimula a liberação do fluxo biliar e cria fezes mais macias. Todavia, alguns gatos, especialmente aqueles com o sistema comprometido, podem ter dificuldade para ingerir o azeite de oliva. Observe qualquer sinal de dificuldade em seu animal.
Prato de azeite (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)