Contente
A fibra de vidro é um material versátil e tem muitas aplicações. Você pode aplicá-la em seu barco, fazer componentes para o interior do seu carro, criar trabalhos artísticos e muito mais. Para este rápido tutorial, vamos ensinar a corrigir alguns danos em fibra de vidro. Grandes projetos seguirão os mesmos passos, mas em uma escala maior.
Instruções
Proteja-se com máscara ao manejar a fibra de vidro (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)-
Reúna suas ferramentas. Uma vez que começar, você precisa trabalhar rapidamente. Certifique-se de que seus pincéis, tesouras, rodo, epóxi e as folhas de fibra de vidro estão prontos.
-
Corte a malha. Você precisa de pelo menos duas camadas dela. Meça o suficiente para a área à qual vai fazer a cobertura. Faça a segunda camada um pouco maior do que o primeiro pedaço.
-
Remova quaisquer fibras danificadas. Lixe a área que você irá trabalhar com uma lixa 60 e certifique-se de que todos os restos foram removidos. Você precisa da área o mais limpa e lisa possível.
-
Coloque luvas, de preferência baratas, com as quais você não se importará em jogar fora após o trabalho.
-
Misture a resina epóxi. Você provavelmente irá usar uma resina à base de poliéster. Tenha alguns copos de medição feitos de aço inoxidável (ou qualquer outra coisa que não derreta) e faça uma mistura de 1 a 2 por cento de resina para o catalisador MEKP. Por exemplo, misture 1 xícara de resina para 1/2 colher de chá de MEKP.
-
Posicione a malha de fibra no lugar. Se você estiver usando diferentes pesos de malhas, coloque a mais pesada embaixo primeiro.
-
Aplique o epóxi. Use a ponta de um pincel e aplique suavemente sobre a fibra até que se torne quase transparente. Você também pode usar um espalhador de massa de vidraceiro para trabalhar o epóxi. Sature toda a malha de fibra de vidro.
-
Posicione sua próxima camada. Primeiro, sem mergulhar o pincel no epóxi novamente, comprima a malha para que ela se compacte com a primeira camada. Agora, aplique mais epóxi como você fez antes.
-
Comprima o local com o rodo. Isso irá remover quaisquer bolhas de ar ou epóxi em excesso. Pressione com firmeza, mas sem tirar a fibra de vidro da posição.
-
Deixe-o repousar. O vidro e o epóxi devem se estabelecer. Esse processo é chamado de cura. Dependendo da temperatura e do trabalho, pode levar de 30 minutos a uma hora.
-
Lixe o local até o ponto de suavidade da textura desejado antes da pintura.
Dicas
- Limpe seus pincéis com acetona caso você pense em reutilizá-los posteriormente.
Aviso
- Não use muito epóxi. Isso fará uma bagunça maior.
- Uma vez que a fibra de vidro estiver úmida, ela não poderá ser secada e usada novamente. Certifique-se de manter as malhas de fibra em um local afastado da umidade, como um saco plástico ou recipiente de armazenar comida.
O que você precisa
- Luvas
- Epóxi
- Acetona
- Pincel