Contente
Apesar de a prancha de longboard ser muito divertida e mais fácil de aprender a usar, uma shortboard irá lhe abrir um novo mundo do surfe: velocidade, curvas fechadas, truques aéreos e outros truques. Depois de obter alguma experiência com a prancha de longboarding -- uma bela e emocionante arte por si só, faça uma tentativa com a prancha de shortboarding. É diferente. Experimente ambas para ver qual é a que mais lhe convém. Ou, melhor ainda, mantenha um pé surfando em cada mundo!
Instruções
Surfando em uma onda em vias de se tornar um tubo (EpicStockMedia/iStock/Getty Images)-
Alugue a prancha shortboard de tamanho adequado -- com base no seu tipo de corpo e onde você surfará – em uma loja local de artigos de surfe. Peça aos funcionários que encontrem uma com bom ajuste e negocie um acordo de locação para vários dias, se possível. Quanto mais dias consecutivos você passar na água, mais rapidamente aprenderá.
-
Pratique remadas ao redor e sente na prancha em água calma antes de começar a surfar. Isso pressupõe que você tenha experiência como iniciante com pranchas de surfe longboard ou funboard (prancha para iniciantes). Procure sentir como mudar de posição, entre deitado e sentado, e ajustar o seu peso, assim poderá remar suavemente para frente.
-
Dirija-se até as ondas de arrebentação, logo que aprender a manobrar a prancha de shortboard. Quando se aproximar de uma onda quebrando, inicie o mergulho do tipo bico de pato antes que ela chegue até você: mergulhe o nariz da prancha na água, mantendo seu domínio nas alças, e empurre na cauda da prancha com o pé ou o joelho. Com a prática, isso vai levá-lo por baixo da onda e de volta para a superfície, tenha paciência!
-
Sente-se na prancha quando chegar à linha de arrebentação e faça uma varredura das ondas no horizonte. Quando vir uma que lhe agrade, reme para onde acha que a crista da onda quebrará. É preciso um bom empurrão em uma prancha shortboard para começar; por isso, você precisará estar muito próximo à crista da onda.
-
Reme firme à medida que a onda se aproximar, olhando por cima do ombro para alinhar-se na posição: ligeiramente fora do ponto de quebra. Tente um ângulo ligeiramente fora da crista. Quando a onda começar a carregá-lo, pule rapidamente e fique de pé, e tente entrar de cabeça para baixo na linha -- na direção em que onda está quebrando.
-
Fique relativamente elevado sobre a onda e bombeie -- ou gire -- os quadris e as pernas para trás e para frente para manter e ganhar velocidade. É mais fácil dizer do que fazer. Basta ter em mente que você tem de manter a sua velocidade para permanecer com a onda; se ficar lento ou parado, a onda irá ultrapassá-lo. Trabalhe para cima e para baixo na face da onda enquanto se move longitudinalmente, tentando ficar bem à frente da água revolta.
Dicas
- Ondas maiores lhe permitirão fazer curvas mais amplas e darão toda a velocidade que você precisa; ondas pequenas farão você trabalhar para conseguir isso -- bombeie e fique ereto!
- Comece por experimentar algumas pranchas antes de comprar uma, se possível. Saiba com que estilo você gosta de surfar, e escolha um pelo qual se apaixone!
- Pratique, pratique, pratique! Aprender a surfar é algo que se consegue com o tempo. Não desanime por ser um novato, mesmo após um ano... ou mais! Surfistas realmente bons conseguiram isto com o tempo.
Aviso
- Pratique surfe com um amigo, perto de outros surfistas ou em uma praia com salva-vidas! Se você tiver problemas, terá pessoas por perto para ajudar.