Contente
Nas suas mãos, um violão é quase igual a uma guitarra. Ele é tocado da mesma forma e possui todos os mesmos componentes básicos. No entanto, eles geralmente não possuem partes ajustáveis, especialmente a ponte, onde a entonação e altura das cordas é ajustada. A altura das cordas do braço é conhecida como a "ação" do instrumento e, se ela estiver for muito elevada, pode ser ajustada com algumas ferramentas básicas.
Instruções
O ajuste da ação do encordoamento do violão melhora a entonação, bem como a tocabilidade (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)-
Localize o rastilho do violão, local onde as cordas encontram a ponte na parte inferior do instrumento. Geralmente essa peça é feita de plástico ou madeira.
-
Meça a altura das cordas na 12ª casa do braço com uma régua. Em uma régua comum, as cordas devem estar entre 3 e 4 mm acima do braço.
-
Afrouxe as cordas até o ponto em que possam ser levantadas do rastilho.
-
Dobre ao meio um pedaço de uma lixa de granulação média e lixe levemente os entalhes, um por vez, do rastilho. Remova apenas uma pequena parte do material, e afine as cordas novamente no entalhe. Meça a altura, também. Repita o processo medindo-as a cada vez, pois elas ficarão cada vez mais baixas no rastilho.
-
Suavize os cantos ásperos ou as rebarbas no rastilho com uma lixa de granulação fina, após ter abaixado as cordas à uma altura apropriada.
O que você precisa
- Régua
- Lixa de granulação média
- Lixa de granulação fina