Contente
Infecções do cordão umbilical, pode ocorrer entre dois e três dias após o nascimento, mas os filhotes podem ficar suscetíveis por um mês. A taxa de morte pode ser maior que 75%, por isto, esta condição deve ser cuidada com seriedade.
Potros, diferentemente da maioria dos animais, não nascem com um sistema imunológico, assim, precisam de cuidados para desenvolver um (appaloosa mare and colt image by Lee O'Dell from Fotolia.com)
Sintomas
Potros recém-nascidos são muito ativos logo após o nascimento, de forma que sinais de depressão ou lentidão precisam ser notados imediatamente. Preste atenção ao local do umbigo e note se ficar vermelho, inchado ou muito quente. Cuide também do amamentamento do potro. Se um potro não estiver mamando, este pode ser um sintoma que sua temperatura deve ser tomada para determinar se está com febre. A temperatura normal varia de 37,5° C a 39° C.
Prevenção
Após o nascimento do potro, limpe a área do cordão umbilical com uma solução antibactericida e faça-o também nos dias seguintes para evitar que qualquer infecção forme-se ao redor do umbigo. Também é muito importante manter o estábulo limpo e seco, assegurando assim que o feno usado como cama seja fresco. Se houver razões para se preocupar-se, chame um veterinário ao local e esclareça qualquer dúvida.
Tratamento
O tratamento é crítico e deve ser feito imediatamente para evitar que que a infecção forme-se e espalhe-se, afetando os órgãos internos. Sintomas serão tratados com fluidos intravenosos que combatem a desidratação e antibióticos devem ser ministrados para combater a infecção. Se o potro for mais velho, a estrutura umbilical, encontrada internamente, pode ser removida cirurgicamente como um procedimento preventivo.