Atividades para habilidades motoras sensoriais finas

Autor: Joan Hall
Data De Criação: 27 Janeiro 2021
Data De Atualização: 28 Novembro 2024
Anonim
Atividades para bebês - sensorial/ coordenação motora fina
Vídeo: Atividades para bebês - sensorial/ coordenação motora fina

Contente

As habilidades motoras sensoriais finas incluem várias habilidades táticas envolvendo a coordenação olho-mão. Segurar objetos e amarrar os cadarços são exemplos desses tipos de habilidades. Melhorá-las é um estágio importante no desenvolvimento de uma criança. Conforme as crianças crescem, melhoram suas habilidades de várias maneiras. Algumas atividades diferentes promoverão as habilidades motoras sensoriais e o desenvolvimento de uma criança de qualquer idade ou nível.


Muitas vezes as crianças desenvolvem suas habilidades motoras sensoriais finas brincando (happy child image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Desenhar

Desenhar ou colorir pode ajudar as crianças com as habilidades motoras finas, já que elas precisam controlar o movimento da mão. Imprima labirintos ou outros passatempos semelhantes para as crianças mais novas brincarem. Atividades de ligar os pontos também ajudam com essas habilidades. Ao pedir a uma criança para desenhar uma imagem, você envolve tanto o lado criativo do cérebro quanto o lado motor. Desenhar, pintar e colorir são boas atividades para dias com o clima ruim ou longas viagens e manterão as crianças entretidas.

Objetos pequenos

Pedir às crianças que ajudem você com objetos pequenos melhorará muito suas habilidades motoras finas. Se você tiver um pote de moedas ou botões coloridos, peça que elas ajudem a separá-los em pilhas diferentes. Isso as forçará a processar cada cor ou tipo, e elas precisarão usar as habilidades motoras para segurar os itens.


Ler

Quando estiver lendo para uma criança, peça que ela trace com o dedo onde você está lendo. Isso encorajará o desenvolvimento da coordenação olho-mão. Quando for hora de virar a página, peça que a criança faça isso. Virar a página de um livro exigirá que ela use suas habilidades motoras finas e sensoriais para virar apenas uma página de cada vez.