Atividades para melhorar a autoestima em adolescentes

Autor: Robert Simon
Data De Criação: 22 Junho 2021
Data De Atualização: 23 Novembro 2024
Anonim
Como melhorar a auto-estima das crianças e dos adolescentes
Vídeo: Como melhorar a auto-estima das crianças e dos adolescentes

Contente

A adolescência traz uma turbulência emocional para muitos jovens, incluindo frágil autoestima. Os adolescentes querem a aprovação de seus colegas e que os adultos os respeitem. Se você é um conselheiro da escola, líder de grupo juvenil ou pai, você poderá desempenhar um grande papel em ajudar os adolescentes se darem a autoaprovação que constrói uma autoestima saudável. Quando você começar uma atividade, coloque a canção de Billy Joel "Just the Way You Are", como sugere o site Recreation Therapy .


Por meio de atividades em grupo, os adolescentes poderão ajudar uns aos outros, aumentando a autoestima (Two smiling teenagers image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

Questionário

Alguns adolescentes podem nem mesmo perceber que eles têm baixa autoestima ou pensar ativamente sobre o porquê. Propor perguntas, como no site Self-Esteem Awareness, poderá ajudá-los a pensar conscientemente sobre isso e buscar razões para que ela seja maior. Após as perguntas, crie um grupo de discussão. À medida que os adolescentes percebem a autoestima de seus colegas, de alguma forma, eles começarão a perceber que não estão sozinhos e pensarão sobre como criar a sua própria autoestima. Deixe-os discutirem as respostas do questionário, mas não force-os.

Entrevista

Faça duplas de alunos para um entrevistar o outro por 5 minutos, como sugere o site Education World. Em seguida, cada aluno deverá apresentar o seu parceiro para a classe, com foco em suas características positivas e realizações. Os alunos podem aprender a se enxergar sob uma luz mais positiva quando eles se veem através dos olhos de outra pessoa. Como o site diz, esta atividade é uma ótima maneira de apresentar aos alunos um ao outro quando um novo ano escolar começa, mas também funciona durante todo o ano.


Histórias

Compilar narrativas pessoais por pessoas que lidam com problemas de autoestima. Elas podem ser histórias de amigos, familiares, revistas ou livros. Depois de ler cada história em voz alta, faça os adolescentes desempenharem o papel de conselheiro, partilhando empatia e aconselhando. Incentive-os a apontarem eventuais traços positivos que ele perceberem e relacionarem suas próprias experiências com as histórias ouvidas. Os adolescentes são levados a se relacionarem com os personagens e dão conselhos a si mesmos e aos outros, e ao mesmo tempo aprendem a serem mais compreensivos.

Folheto

Estimule os adolescentes a fazer um folheto explicando porque seriam bons amigos, como o site Recreation Therapy sugere. Forneça cartolina, cola, revistas, tesoura, canetas coloridas e lápis de cor, e oriente-os a fazer uma propaganda de seus pontos positivos para os potenciais amigos. Eles deverão se divertir com essa atividade, pois será bom rir sobre isso, enquanto eles também destacam qualidades positivas significativas. Se alguém se sentir perdido sobre o que dizer, poderá pedir ajuda a outra pessoa.


Usando talentos

Quando as crianças se envolvem em atividades de que gostam e são boas, sua autoestima melhora, especialmente se outros as elogiarem por suas realizações. Lembre-os para não se compararem a ninguém. Tenha interesse no que eles estão fazendo e ajude-os a compartilhar seus talentos com os outros, unindo uma equipe, uma banda, entrando em uma competição ou ensinando os outros.