Contente
- Redução do estresse
- Músculos e postura
- Outras preocupações com a saúde reprodutiva feminina
- Sistema reprodutivo masculino
- Precauções
Há muitos benefícios saudáveis na massagem terapêutica. Os casais que querem engravidar ou que estão esperando um bebê, podem obter benefícios especiais de massagem, que pode ajudar a aliviar as complicações da gravidez.
Casal que espera um bebê (E. Dygas/Digital Vision/Getty Images)
Redução do estresse
A gravidez é um grande fator de estresse para as mulheres e também para os seus parceiros. Enjoos matinais, desconforto físico e o trabalho de preparar um bom lar para a criança, colocam uma enorme pressão nos aspirantes a pais. Massagem terapêutica é uma ótima maneira para casais gestantes relaxarem e descansarem, mesmo que apenas por uma hora. A massagem é conhecida por ajudar a reduzir a pressão arterial. Isso pode ser muito importante para uma mulher grávida, porque a pré-eclâmpsia (pressão arterial elevada) pode ser muito perigosa para mulheres grávidas e fetos. Manter a pressão arterial é importante, porque uma vez que um diagnóstico de pré-eclâmpsia é feito, a massagem não é permitida.
Massagem em grávida (Steve Mason/Digital Vision/Getty Images)
Músculos e postura
A gravidez e o ganho de peso acompanhado dela, podem colocar uma enorme pressão sobre o corpo da mãe. O crescimento do feto e do peso corporal necessário para garantir um bebê saudável, puxa e estica os músculos do abdômen e região lombar, causando dor nas costas e tornando o movimento difícil. Administrada corretamente, a massagem pode ajudar a soltar os músculos da parte inferior das costas e região abdominal, dando ao corpo uma chance de descansar e se recuperar. Massagem também pode ajudar a relaxar os músculos, o suficiente para que a coluna vertebral e estruturas de suporte do esqueleto consigam realinhar, para que possam suportar adequadamente a nova vida crescendo ali dentro.
Boa postura da grávida (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Outras preocupações com a saúde reprodutiva feminina
Miomas, endometriose, cistos ovarianos e câncer do ovário, colo do útero ou mama, podem tornar a gravidez difícil de ser alcançada ou mantida. Seu massagista vai saber o que pode e o que não pode ser feito para tratar cada uma dessas condições com massagem, e se a massagem é apropriada para esses casos.
Ecografia do feto (BananaStock/BananaStock/Getty Images)Sistema reprodutivo masculino
Existem alguns problemas que podem afetar a saúde reprodutiva do homem, mas fora o câncer testicular, a massagem é segura para praticamente todas as situações. A razão, é que os órgãos reprodutivos masculinos estão localizados em áreas onde a massagem não é permitida, então desconsiderando os casos de câncer, as massagens não devem representar qualquer problema. A massagem não faz muito para melhorar a saúde reprodutiva masculina, exceto para os problemas da próstata.
Prevenção do cancêr de próstata (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)Precauções
Assim que a mulher souber que está grávida, ela deve alertar seu massagista. Ela também deve garantir que o massagista é treinada em massagem pré-natal. Durante o segundo e terceiro trimestre, o massagista deve realizar o procedimento com a gestante deitada ao seu lado com almofadas para apoiar o corpo. O massagista nunca deve massagear em torno dos tornozelos e pés de uma mulher grávida. Há pontos de pressão que podem estimular o útero da mulher, que podem causar parto prematuro ou aborto espontâneo. Cuidado também deve ser tomado quando a massagem for no abdômen.
Cuidados com a massagem (Steve Mason/Digital Vision/Getty Images)