Contente
- Imagens em preto e branco
- Façam um colar
- Mãozinha, mãozona
- Colagem de opostos
- Livros de opostos para impressão
Os opostos são um conceito abstrato que as crianças têm dificuldade em entender, mas atividades práticas ajudam os pequenos a adquirirem uma compreensão inicial do assunto. Atividades de artesanato podem envolvê-los na busca de exemplos concretos de coisas que são muito diferentes, para que eles possam saber que palavras como grande e pequeno, quente e frio ou verão e inverno são opostas.
Trabalhe com crianças para criar projetos que ensinem opostos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Imagens em preto e branco
Crianças começaram a aprender as cores, e fornecer materiais em preto e branco permite que elas tenham acesso a uma maneira prática de ver o quão diferente as duas cores são. Dê papel a elas, bem como tinta preta e branca ou giz de cera para que façam suas próprias obras. Enquanto elas trabalham, mostre como o preto é escuro e como o branco brilha, para que elas comecem a compreender que opostos significam coisas muito diferentes.
Façam um colar
Crianças podem aprender opostos, assim como a prática de habilidades motoras colocando miçangas em um cordão para fazer um colar. Compre miçangas grandes e pequenas para ensinar os opostos de tamanho. As peças podem ser feitas de madeira, plástico ou espuma, e professores ou pais podem trabalhar com crianças pequenas para criar um padrão grande-pequeno no seu colar. Tenha em mente que as crianças ainda podem colocar itens em sua boca, então observe-as com cuidado para evitar que elas engasguem-se.
Ajude crianças a fazerem um colar de miçangas grandes e pequenas (Pixland/Pixland/Getty Images)
Mãozinha, mãozona
Outra atividade simples para ensinar o conceito de grande e pequeno pode ser feito em apenas alguns minutos, mas crianças se divertirão tanto que vão querer repeti-la. De um lado de uma folha de papel, trace a mão da criança. Em seguida, do outro lado, os adultos podem traçar sua própria mão. Quando as crianças estiverem colorindo as mãos, fale sobre a diferença de tamanho nas duas e como elas são opostas. O website Everything Preschool sugere deixar que a criança adicione outros itens ao papel que sejam grandes ou pequenos.
Colagem de opostos
Crianças gostam de ver revistas velhas e cortar imagens que eles possam colar em um papel. Instrua-as a procurarem fotografias de rostos felizes e tristes para cortar. Em seguida, desenhe uma linha no meio de um pedaço de papel e deixe-as colarem os rostos felizes de um lado e os tristes do outro para mostrar que eles são opostos. Essa atividade pode ser usada para ensinar muitos opostos, como verão e inverno, dia e noite, ou quente e frio.
Deixe uma criança cortar fotos de uma revista para fazer uma colagem de opostos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Livros de opostos para impressão
A ideia de opostos precisa ser revisitada muitas vezes até que as crianças realmente entendam o conceito. Uma forma de reforçar a aprendizagem é fornecer a elas um livro que mostre exemplos concretos de opostos. O site Enchanted Learning oferece um livro impresso de animais opostos, o qual adultos podem ajudar as crianças a fazerem. Após a impressão, elas podem colorir as imagens dos animais e um adulto pode ajudá-los a grampear as folhas para fazer seu próprio livro.