Contente
Enquanto máquinas de bordar sofisticadas permitem que você programe modelos e desenhos em um computador, elas frequentemente têm um preço alto e podem estar fora do alcance da costureira que trabalha em casa. Se você deseja testar suas habilidades de bordado à máquina, pode fazer isso em uma máquina de costura normal. O melhor é iniciar com letras e palavras, assim poderá praticar o bordado de linhas retas e curvas. Experimente letras de fôrma e depois passe às letras manuscritas, mais complexas.
Instruções
Use uma máquina de costura normal para bordar letras e palavras (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)-
Com uma caneta, escreva um nome, provérbio favorito ou qualquer coisa que deseja no tecido utilizando. Faça cada letra com pelo menos 2,5 cm de altura e 2,5 cm de largura. Escreva com letra de fôrma ou com letra cursiva, caso deseje um pouco mais de desafio.
-
Desmonte o bastidor de bordado. Desparafuse a tarraxa menor na parte superior do aro, para soltar a parte externa. O aro interno se desprenderá facilmente.
-
Envolva o aro interno com o tecido. O lado que contém o desenho deve estar dentro do aro, ao avesso de como você o posicionaria, se estivesse bordando à mão. Estique o tecido e coloque o aro superior sobre ele. Mantenha-o o mais esticado possível conforme parafusa a tarraxa.
-
Passe a linha pela máquina de costura. Configure o tipo de ponto para zigue-zague e o comprimento dele para o menor possível. Ajuste os dentes do trilho ou os dentes de metal encontrados na chapa da agulha, deixando-os abaixados, mas possibilitando que você mova o tecido com facilidade por baixo da agulha.
-
Posicione o tecido sob a agulha. O desenho que você fez nele deve estar virado para cima. Abaixe a agulha e enfie-a no tecido, na extremidade superior da primeira letra da primeira palavra.
-
Costure devagar. Movimente o tecido com o bastidor para baixo, contornando a primeira letra com a agulha. Tome cuidado para não torcê-lo ou girá-lo, mesmo que você esteja costurando uma dobra ou uma curva da letra, pois corre-se o risco de quebrar a agulha, caso faça isso. Continue costurando, seguindo as linhas das letras que você desenhou. Pode-se parar depois de cada letra e cortar a linha antes de prosseguir para a próxima ou continuar bordando de forma que um segmento da linha conecte uma na outra.
-
Fique de olho nos pontos conforme você costura. Se notar que estão desiguais ou se amontoando, ajuste a tensão da linha. Ao bordar a linha superior ou aquela na agulha, elas devem estar mais soltas do que a linha do carretel.
Dicas
- O modo de abaixar os dentes do trilho varia conforme a máquina de costura, então você precisará consultar o manual, caso não saiba como fazê-lo. Pode ser que haja uma chave na lateral ou atrás da máquina para abaixá-los. Algumas máquinas vêm com uma chapa de cerzir que você encaixa sobre a chapa da agulha, para cobrir os dentes do trilho.
O que você precisa
- Tecido de algodão
- Caneta para marcar tecido
- Bastidor de bordado com cerca de 15 cm
- Linha de bordar de algodão
- Tesoura