Contente
- Todas as raças fazem isso
- Teorias/especulação
- Teoria do osso enterrado
- Os cães são bichos sociais
- Mantenha tudo em perspectiva
Os schnauzers fazem, o dog alemão faz, e até mesmo o pequeno maltês e os poodles fazem. Todos os cães fazem isso - empurram a tigela de comida com seus narizes. Empurrar a tigela de comida parece ser um comportamento instintivo, que remonta aos seus antepassados que matavam suas presas e as empurravam com o nariz para ter certeza que estavam mortas.
Tirar a tigela do lugar pode ser um comportamento instintivo dos cães (A Lhasa Apso dog image by Florussel Sathya from Fotolia.com)
Todas as raças fazem isso
Arthur é um maltês macho de 9 anos. Ele gosta de "enterrar" sua tigela de comida embaixo de uma toalha, cobertor ou qualquer outra coisa que seja conveniente. Depois que ele a "enterra", ele descobre a tigela e saboreia a refeição. Um dono de dog alemão diz que seu cão come em uma tigela que fica em uma posição mais elevada, mas, enquanto ele come, ele faz movimentos de escavação com as pernas. Um pequeno bichon frise move seu prato até despejar o conteúdo para fora dele, então come a comida do chão.
Teorias/especulação
Embora não haja realmente nenhuma resposta científica para explicar esse comportamento, a maioria dos especialistas concluem que ele evoluiu da necessidade de um cão matar e/ou enterrar os seus alimentos. Muito antes dos cães serem domesticados, eles caçavam por comida. Depois de matar a presa, eles a empurravam com seus narizes para se certificar de que ela estava morta. Se eles se deparassem com um animal morto, eles cheirariam para detectar qualquer odor de carne podre ou farejariam qualquer outro predador que houvesse mordiscado um pedaço. Cães também empurrariam com o nariz a carne morta para garantir que nenhum besouro pudesse estar lá, esperando para beliscar seus narizes.
Teoria do osso enterrado
Claro, o pequeno Arthur, que "enterra" o prato de comida, está obedecendo claramente o instinto de enterrar o osso - um comportamento que os animais usam para proteger seu alimento até que voltem para comê-lo.
Os cães são bichos sociais
Alguns cães empurram seus pratos de comida para a sala onde seu dono está. Outros cães levam um pouco de comida para onde seu dono está, comem, voltam para a tigela e pegam mais alimentos, trazem de volta para onde está o dono e comem, repetindo esse padrão até que toda a comida tenha desaparecido. Isso é simplesmente um reflexo de sua necessidade de estar com os outros enquanto comem.
Mantenha tudo em perspectiva
Mover tigelas de comida pode ser um hábito misterioso e confuso, mas certamente não é um hábito perigoso ou ruim. É algo a que muitos amantes de cães se acostumaram, pois amam seus cães e aceitam seu comportamento.