Como calcular o pHA a partir do Pkb

Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 6 Julho 2024
Anonim
How To Calculate The Isoelectric Point of Amino Acids and Zwitterions
Vídeo: How To Calculate The Isoelectric Point of Amino Acids and Zwitterions

Contente

O pHA é o pH do ácido, sendo que a escala de pH pode variar de zero a 14. Porém, para certas soluções, esse valor pode ser maior ou menor. O pKb é o logaritmo negativo da constante de dissociação da base, ou Kb, enquanto o pKa é o logaritmo negativo da constante de ionização do ácido, ou Ka. É útil entender como calcular o pHA a partir do pKb, pois tal processo o ajudará a compreender melhor a relação entre esses valores e as equações que relacionam um com o outro.


Instruções

Compostos orgânicos que possuem diferentes valores de pH (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Determine o pKa da solução. A relação entre o pKa e o pKb é pKa + pKb = 14, ou pKw, o logaritmo negativo da constante de dissociação da água. Por exemplo, se o pKa do metanol é igual a -2,4, então pKa = 14 - pKb = 14 - (-2.4) = 16.4.

  2. Escreva a informação dada sobre a concentração da base conjugada e do ácido. Por exemplo, o problema pode dizer que você precisa encontrar o pH quando houver 0,2 M da base conjugada e 0,2 M de ácido.

  3. Coloque os valores na equação de Henderson-Hasselbalch, que é pH = pKa + log([base conjugada] / [ácido]). Logo, pH = 16.4 + log (2.0 / 2.0). Isso dá um valor de pH de 16,4.


O que você precisa

  • Computador
  • Livro de química
  • Calculadora