Contente
Os cães perdem seus pelos devido a muitas razões. A alopecia canina - o termo médico para esta condição - é normal para alguns cães, já que o pelo cai naturalmente para permitir o crescimento de novos. Para outros, a perda de pelo é um sintoma de uma doença possivelmente séria. Testes realizados pelo veterinário são a melhor maneira de identificar a causa da perda de pelo do seu cão.
Há muitas razões pelas quais os cães perdem seus pelos (Dogs face image by adrian stones from Fotolia.com)
Possíveis doenças de perda de pelo
Uma série de doenças causam a perda de pelos em cães. Algumas delas estão relacionadas a doenças específicas, como câncer testicular, sarna e hipotireoidismo, que afetam todos os cães, independente da raça. Outra explicação para o problema pode ser devido a uma condição específica da raça, como vitiligo, uma doença que afeta rottweilers, ou adenite sebácea, que afeta poodles. O estresse também causa a queda de pelos. Os cães também sofrem de calvície.
Sintomas
Dependendo da causa, a perda de pelo pode ser localizada ou generalizada. O pelo pode cair em tufos ou pedaços. A pelagem do cão pode parecer sem vida e frágil. O problema pode ser acompanhado de outros sintomas, incluindo despigmentação da pele, letargia e falta de apetite.
Disgnóstico
Um veterinário precisa realizar um exame completo para determinar a causa da perda de pelo. A Pet Education afirma que o exame pode envolver uma série de testes de diagnóstico para concluir se a perda de pelo é atribuída ou não a uma doença oculta, ou para descartar possíveis doenças que afetam o pelo do cão.
Tratamento
A terapia medicamentosa para curar ou reduzir a possibilidade de perda de pelo é o tratamento mais comum para a maioria das doenças deste tipo. Quando uma doença oculta mais grave é detectada, a cirurgia pode ser necessária, além da terapia medicamentosa.
Nutrição
Em alguns casos, a causa da perda de pelo canina é indeterminada. Quando isto ocorre, a má nutrição pode ser a culpada e uma mudança de dieta é geralmente recomendada. O Dog Health Guide relata que 90% da pelagem de um cão é composta de proteínas e até 30% da proteína necessária para o pelo e a pele vêm da dieta. Uma dieta sem proteína suficiente torna o pelo do cão frágil e sujeito a queda. Aumentar a ingestão de proteína do cão e adicionar um suplemento, como o óleo de peixe, ajuda a restaurar a força e o brilho da pelagem.