Contente
Caramujos de água doce podem aparecer mortos em aquários, mas muitas vezes apenas permanecem inativos por muitos dias. Por vezes, os caramujos flutuam até a superfície da água devido ao ar nos pulmões. Se você suspeitar de que o caramujo morreu, é preciso removê-lo da água com cuidado para inspecioná-lo. Deixar um caramujo morto em um aquário pode resultar na propagação de doença. Antes de descartar o caramujo, inspecione-o cuidadosamente para garantir que ele esteja realmente morto e não apenas inativo.
Instruções
Caramujos não podem viver sem suas cascas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Retire o caramujo da água e localize a abertura perto do corpo da casca. Sinta o cheiro da casca com cuidado; se ela estiver cheirando a podre, o animal morreu.
-
Examine o caramujo com cuidado. Se o corpo do animal não estiver mais dentro de sua casca ou se ele sair de sua casca mas não se mover, pode ser que esteja morto.
-
Localize a abertura do corpo do caramujo. Ela permanece fechada quando ele está vivo, mas fica aberta quando ele está morto.
-
Segure a casca do caramujo de frente para uma fonte de luz, como uma lanterna. Procure por batimentos cardíacos para determinar se o animal permanece vivo. Você só poderá ver seus batimentos cardíacos se for um caramujo jovem e de casca fina.
Dicas
- Remova os caramujos mortos da água imediatamente e descarte-os.
Aviso
- Nunca retire os caramujos da água por um longo período, já que eles morrerão se toda a água evaporar.
O que você precisa
- Lanterna