Contente
- Alinhamento das rodas
- Protuberâncias ou bolhas
- Rodas desbalanceadas
- Suportes desgastados do motor
- Amortecedores desgastados
- Componentes da direção
- Rodas empenadas
As vibrações em um carro em alta velocidade podem ser causadas por vários problemas. A maioria deles são percebidos através do volante e podem ser atribuídos à parte dianteira do carro. As vibrações em alta velocidade podem causar falhas no pneu e acidentes graves. Seja qual for a causa, não ignore o problema e faça manutenção no carro imediatamente.
Os carros precisam de manutenção para eliminar os problemas de vibração (Red cars image by Avesun from Fotolia.com)
Alinhamento das rodas
Quando as rodas de um carro estão desalinhadas, poderão causar vibrações. O alinhamento das rodas consiste em ajustar os ângulos de maneira que elas fiquem perpendiculares ao chão e paralelas. Ajustes no alinhamento são necessários para maximizar a vida útil do pneu e fazer com que eles rodem de maneira uniforme.
O alinhamento das rodas deve ser verificado caso haja vibrações ou desgaste irregular dos pneus (wheel image by apeschi from Fotolia.com)Protuberâncias ou bolhas
Protuberâncias ou bolhas na lateral do pneu também poderão causar vibrações, que são mais perigosas caso ocorram em um pneu dianteiro. São indícios de pontos fracos no pneu, que podem levar à ruptura do mesmo. Sempre procure por anormalidades nas laterais. Substitua-os imediatamente caso encontre uma protuberância ou bolha.
Procure por protuberâncias ou bolhas (tires on water image by JoLin from Fotolia.com)
Rodas desbalanceadas
O balanceamento das rodas é muitas vezes confundido com o alinhamento. Eles são totalmente diferentes, mas ambos afetam a dirigibilidade do carro. Quando uma roda está desbalanceada, ela irá gerar uma vibração que poderá ser sentida no volante, quando o veículo estiver em altas velocidades. Quando os pneus são colocados nas rodas, pesos de correção são fixados nelas para fazer com que os pneus rodem de maneira uniforme e a diferença de balanço entre o pneu e a roda seja neutralizada. Muitas vezes é necessário fazer rebalanceamentos ao longo da vida útil. Uma boa hora para verificar o balanceamento é durante o rodízio dos pneus.
Suportes desgastados do motor
Os suportes sustentam o motor e a transmissão e reduzem a vibração e ruído dentro do carro, principalmente em altas velocidades. Eles separam o motor e a transmissão do chassis, de modo que as vibrações não sejam transferidas para o resto do carro. Se um serviço de assistência determinar que a causa da vibração seja suportes desgastados do motor, eles precisam ser substituídos.
Amortecedores desgastados
Os amortecedores desgastados de um carro podem causar vibrações por não manterem os pneus de maneira firme na superfície da estrada, deixando-os balançar em estradas irregulares. Os amortecedores desgastados podem levar ao desgaste irregular do pneus, podendo ocasionar vibrações.
Verifique os amortecedores (Shock absorber image by Neryman from Fotolia.com)Componentes da direção
Componentes da direção folgados ou quebrados podem causar vibrações ao dirigir em altas velocidades. As buchas da barra de direção ou rolamentos desgastados podem causar vibrações, assim como discos de freio empenados; condição que pode ser percebida principalmente no volante, durante frenagens.
Problemas nos componentes da direção podem causar vibrações (steering wheel and dash of British sports car image by Bo Widerberg from Fotolia.com)Rodas empenadas
Uma roda pode ser empenada ao atingir o canto de uma calçada ou um grande buraco na estrada. Esse problema causará vibrações em altas velocidades. Fazer um balanceamento não resolverá o problema. Uma roda empenada precisa ser substituída, principalmente se ela estiver na dianteira do veículo.
Não existem soluções para uma roda empenada além da substituição (sports car rim image by Lario Tus from Fotolia.com)