Como fazer um cata-vento que gira livremente

Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 20 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
CATAVENTO DE PAPEL | O catavento de papel mais simples de fazer
Vídeo: CATAVENTO DE PAPEL | O catavento de papel mais simples de fazer

Contente

Cata-ventos têm uma longa história determinando a direção e a mudança dos ventos. Eles apontam com precisão a direção do fluxo, uma vez que usam uma cabeça e cauda de ponta achatada que criam resistência à pressão do vento que se aproxima. Basta seguir a direção oposta do ponteiro em uma linha reta com a cauda e a fonte da direção do vento pode ser deduzida. Um artesão comum com algumas ferramentas e suprimentos pode produzir um cata-vento de papelão que servirá como um medidor direcional exato.


Instruções

Cata-ventos vêm em uma ampla variedade de formas e desenhos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Coloque um pedaço fino de papelão na superfície de uma mesa plana. Use um lápis e uma régua para desenhar a imagem de uma ponta que se assemelhe a um triângulo equilátero. Anote o comprimento e a espessura da imagem. Desenhe uma barbatana com a mesma largura da ponta, mas duas vezes mais longa. Faça-a com uma cabeça triangular e uma seção traseira também triangular, mas côncava. Use a régua para obter linhas retas.

  2. Corte a ponta e a barbatana caudal com uma tesoura, tomando cuidado para não dobrar o papelão. Obtenha um canudo de plástico longo; quanto mais grosso melhor. Utilize uma tesoura para cortar uma fenda no meio de cada uma das extremidades do canudo, cerca de 2,5 cm de comprimento. Deslize uma extremidade dele sobre a parte traseira do cursor, posicionando-o no meio, e prenda com fita adesiva em ambos os lados.


  3. Deslize a outra extremidade do canudo sobre a barbatana da cauda, posicionando-a no meio da parte frontal (ponta). Prenda-a em ambos os lados, certificando-se que fique horizontalmente em linha reta. Equilibre-o sobre a ponta do dedo para encontrar o centro de gravidade e, em seguida, marque essa posição com o lápis.

  4. Coloque um alfinete onde foi marcado o ponto de gravidade com o lápis. Fure com o alfinete na parte superior de uma borracha de lápis, e verifique o equilíbrio. Se precisar, retire o alfinete e reposicione-o para conseguir o equilíbrio correto. Certifique-se que o canudo não descanse na superfície do lápis e que gire livremente 360 º.

  5. Cole o lápis no chão do lado de fora, ou apoie-o em uma posição vertical no topo de uma mesa. Para uma demonstração interna, ligue um ventilador e assista ao cata-vento alinhar-se, mostrando sua direção. Coloque o ventilador em posições diferentes e observe como o cata-vento ajusta-se à pressão do vento e muda de direção. Para uma demonstração do lado de fora, enfie o lápis no chão e simplesmente observe a direção do cata-vento e quaisquer mudanças que fizer como resultado de mudanças de vento.


O que você precisa

  • Folha de papelão fina
  • Lápis
  • Régua
  • Canudo
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Alfinete de chapéu
  • Borracha de lápis
  • Ventilador (opcional)