Contente
O inchaço e as dores abdominais são reclamações digestivas comuns que podem ser causadas por uma variedade de condições, indo desde graves problemas com gases até câncer no cólon. Aprender a reconhecer os sintomas ligados ao inchaço e às dores ajuda a entender as possíveis causas e a determinar o melhor tratamento possível.
Entender os motivos para as dores abdominais é a melhor forma para determinar o tratamento a ser seguido (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Causas das dores abdominais
As dores abdominais podem ocorrer desde a região superior do tórax até a pélvis. Elas podem apresentar grande ou pequena intensidade. Segundo o National Institute of Health (Instituto Nacional de Saúde, nos EUA), as causas comuns para as dores abdominais incluem constipação crônica, diverticulite, síndrome do intestino irritado e alergias alimentares. Outros motivos mais graves para as dores são: apendicite, cálculo renal e obstrução intestinal.
Inchaço e distensão
Segundo o site Medicine Net, a distensão abdominal ocorre quando há um aumento no líquido, ar ou tecido localizado no abdômen. Esses aumentos podem surgir graças ao crescimento de tumores, acúmulo de fluidos ao redor dos órgãos (ascites), obesidade ou gás. O inchaço está ligado à sensação de crescimento do abdômen e geralmente é causado pelo relaxamento dos músculos.
Tratamento
O tratamento para inchaço e dores abdominais depende muito do que causou essa condição. Para causas mais simples como gás, indigestão ou reação alérgica a alimentos, antiácidos e remédios antigás com simeticona podem resolver o problema.
Prevenção
Comer devagar e mastigar bem são formas para reduzir as chances de dores digestivas. Evitar comer alimentos que formam gases como feijão e couve-flor é outra forma de evitar um inchaço associado ao excesso de gás.
Alerta
Raramente o inchaço e dor abdominal podem ser sinais de algo sério. Se você sentir uma dor abdominal repentina e aguda, procure por um médico imediatamente. Nunca tente tratar por conta própria os sintomas, a menos que eles tenham sido identificados anteriormente.