Contente
O primeiro passo para consertar um vazamento na torneira da cozinha é identificar a origem. Isso indicará o local que precisa de reparos. Se ao abrir o gabinete sob a pia identificar um vazamento na base central da torneira, é possível identificar facilmente a causa.
Conserte vazamentos na torneira da cozinha (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
Canos de abastecimento
Canos de cobre são conectados à base da torneira e se estendem abaixo da pia e da bancada. As canaletas da torneira de água quente e fria se conectam aos canos, mantendo a torneira sempre com água. Veja se essas conexões estão frouxas e com vazamento. Se houver vazamento, feche a válvula correspondente antes de soltar a porca que conecta o cano à canaleta.
Mangueira do chuveirinho
Se a torneira também tiver uma saída do tipo chuveirinho, a conexão entre a mangueira e a torneira também pode apresentar vazamento. Feche as válvulas sob a pia e desconecte a mangueira da torneira. Consulte o manual de instruções do fabricante para verificar se é necessário o uso de vedarrosca nesta conexão. Se sim, passe ao redor da conexão e reinstale a mangueira.
Falta de vedação
Alguns modelos de torneiras de cozinha são equipados com uma borracha de vedação que se encaixa na base da torneira, vedando a junção da torneira com a pia. Se essa borracha não for utilizada, haverá vazamento. Troque a borracha, se ela estiver ressecada e vazando. Se a torneira não possuir uma, instale-a ou use massa de vidraceiro.
Corrosão da torneira
Partes defeituosas da torneira podem causar vazamento. Isso ocorre geralmente em torneiras velhas com partes internas corroídas. Se for este o caso, será necessário trocar a torneira por uma nova.