Contente
Um organismo tem múltiplos órgãos individuais independentes que funcionam interdependentemente uns com os outros para manter a vida. Todos organismos vivos são capazes de cinco funções básicas. Todos eles crescem e se desenvolvem, reproduzem, fazem necessidades, reagem ao ambiente e usam energia de alguma forma, jeito ou maneira. Organismos vivos são ou multicelulares ou pluricelulares.
Vida (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
Crescimento e desenvolvimento
Um organismo cresce quando a massa de seu corpo cresce ou quando novas estruturas corporais se formam. O desenvolvimento de um organismo envolve todas mudanças que acontecem durante o ciclo da vida. Alguns passam por metamorfose incompleta e ainda são parecidos com seus órgãos equivalentes menores, enquanto outros passam por metamorfose incompleta e são completamente diferentes das formas mais novas.
Usar energia
Todos organismos usam energia para realizar funções como movimento, defesa ou crescimento. Plantas produzem sua própria comida através do processo da fotossíntese, na qual elas precisam da energia solar para realizar. Através da reação celular, as plantas convertem energia química em uma que elas possam usar. Animais adquirem energia consumindo outras plantas ou animais na cadeia alimentar de um ecossistema.
Homeostase
Homeostase é a habilidade de um organismo de manter suas condições internas adequadas à sobrevivência. Metabolismo é como a energia potencial é convertida em energia utilizável. Um exemplo de homeostase em humanos é soar durante exercício para manter a temperatura interna corporal.
Reprodução
A reprodução é a habilidade de um organismo de multiplicar-se e dar crias. Alguns organismos reproduzem-se assexualmente, ou seja, eles usam seu próprio DNA para reproduzir. Outros, como os humanos, reproduzem-se sexualmente e necessitam de outra pessoa da mesma espécia para dar crias.
Adaptação
Com a mudança de ambientes, todos organismos devem ser capazes de se adaptar ao seu novo arredor. A adaptação controla como os organismos usam suas características físicas e comportamentais para sobreviver em seu ambiente. Organismos se adaptam para encontrar novas fontes de comida e água, sobrevivem a mudanças no clima, reproduzem e se protegem dos predadores.