Contente
O compensado é feito de camadas de madeira, chamadas de folheados, coladas juntas. Os veios da madeira, nas camadas, correm em direções opostas, já que esse material se expande e se contrai principalmente nessa região. As camadas opostas são o que fazem do compensado um produto excepcionalmente estável. Alguns marceneiros usam pequenas folhas de compensado, com madeira não disponível comercialmente, em seus projetos. Ao usar madeira de lei comum e barata nas camadas internas, é possível minimizar o uso de madeira rara usada na camada externa acabada.
Instruções
Faça compensado ao colar camadas finas de madeira (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)-
Configure a mesa de alimentação da plaina a cerca de 1 mm. Coloque a peça de madeira na extremidade da mesa, com a face plana contra a barreira, e ligue a plaina. Passe a madeira pela ferramenta para corrigir sua extremidade, o que a deixará bem plana. Marque a extremidade aplainada com giz branco.
-
Coloque a barreira de corte na serra de fita a 3 mm da lâmina. Levante a lâmina-guia a 20 cm acima da mesa, ou o bastante para tirar a madeira debaixo dele.
-
Ligue a serra de fita e alimente a madeira através da lâmina, enquanto a segura contra a barreira para cortar tiras de 3 mm de espessura e 20 cm de largura. Corte seis tiras.
-
Separe seis pedaços de fita crepe de 10 cm cada. Junte dois folheados com as faces planas viradas uma para a outra. Pressione as peças juntas, com as extremidades niveladas, e passe fita através da junta com pedaços igualmente espaçados. Aplique outra peça de fita por todo o comprimento da junta.
-
Vire as peças coladas de folheado e abra-as, na junta, para formar um "V". Aplique uma camada fina de cola amarela na junta aberta e coloque as peças planas outra vez. Limpe quaisquer resíduos de cola imediatamente. Use várias peças de fita para segurar a junta, enquanto a cola seca — entre uma e duas horas. Repita esse processo e os anteriores para fazer três painéis.
-
Remova a fita dos painéis e lixe quaisquer excessos de cola, se necessário. Lixe até ficar suave caso hajam faces ásperas.
-
Cubra um lado dos dois painéis com cola amarela. Coloque um painel no topo do outro, com os lados colados um de frente para o outro e as juntas perpendiculares entre si. Cubra o painel do topo e o restante com cola. Coloque o último painel no topo dos dois primeiros, com o lado da cola para baixo e a junta perpendicular à junta logo abaixo.
-
Coloque cinco tábuas de 5 cm x 10 cm paralela e igualmente espaçadas, nos painéis colados. Aplique uma braçadeira ao final de cada tábua para prender o painel à superfície de trabalho. Aperte-as de forma que elas tenham uma pressão igualada. Limpe o excesso de cola das extremidades dos painéis imediatamente. Deixe que a cola assente por duas horas. O compensado de 1 cm de espessura está agora pronto para o uso.
Dicas
- É importante ter a serra de fita calibrada e pronta para esse trabalho, e a barreira de corte deve ser colocada no ângulo de deriva da lâmina.
- Fazer grandes folhas de compensado usando essa técnica não é prático.
- Se quiser usar uma peça de madeira rara ou adornada, considere cortar tiras finas para os painéis e colá-las a um pedaço de madeira de lei usando uma prensa à vácuo.
Aviso
- Sempre use proteção para os olhos e uma máscara de poeira quando usar equipamentos de marcenaria.
O que você precisa
- Plaina
- Madeira de 20 cm x 40 cm
- Giz branco
- Serra de fita com barreira de corte
- Fita crepe de 5 cm de largura
- Cola amarela para madeira
- Lixa de 220
- 5 pedaços de madeira de 5 cm x 10 cm e com 45 cm de comprimento
- Braçadeiras