Contente
Não é incomum receber cheques com o nome escrito errado, especialmente se você tiver um nome que pode ser escrito de várias formas. Bancos estão acostumados a receber esse tipo de problema, e tem um procedimento simples que te permite compensar ou retirar o cheque, independente de como está escrito.
Alguém que lhe endereça um cheque, pode escrever seu nome errado (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
Prove a inteção
Quando você tenta retirar um cheque com um nome que não corresponde exatamente ao da sua conta bancária, você deve provar que o cheque era, na verdade, destinado à você. No caso de pequenos erros, seja quando o nome escrito tiver apenas uma ou duas letras erradas ou de uma maneira alternativa, isso deve ser prova suficiente.
Procedimento
Para retirar ou depositar o cheque, você deve endossar o verso do cheque com sua assinatura. Quando o cheque estiver escrito errado, você deve endossá-lo duas vezes. Na primeira linha, escreva seu nome assim como está escrito no cheque; na segunda linha, assine seu nome da maneira correta. Depois que fizer isso, você poderá depositar ou retirar o cheque normalmente.
Problemas
Se o banco ou empresa não estiver seguro de que o cheque estava destinado à você, é possível segurar o cheque, ao invés de depositá-lo imediatamente. Quando o banco segura o cheque, ele confirma que a pessoa ou empresa que escreveu tinha intenção de destiná-lo à você. Se você irá receber mais cheques dessa pessoa ou empresa, avise sobre a maneira correta de escrever seu nome e evite problemas futuros.
Considerações
Você pode ter mais problemas com um cheque errado em uma agência que você não tem conta, do que em seu banco. Se você tem uma conta no banco, ele pode te contatar caso exista um problema com o cheque, enquanto que uma agência qualquer não tem esse tipo de garantia. A melhor opção, nesse caso, é ir direto ao banco em que você tem uma conta.