Contente
O óleo de coco vem sendo utilizado, há anos, no mundo inteiro pelas suas propriedades medicinais. Foi criticado por conter um alto nível de gorduras saturadas, que fazem mal a saúde, mas que são muito benéficas para a pele e para os cabelos. Alguns de seus usos: antibacteriano, tratamento para peles secas ou irritadas, tônico para cabelos secos e sem brilho, entre outros.
O óleo de coco pode até fazer mal a saúde, mas beneficia a pele e cabelos (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Tipos de óleo de coco
O óleo de coco é extraído de cocos frescos, prensados a frio durante duas horas. O miolo do coco e cortado em pedaços e secado, deixando entre 10% a 12% de umidade. Os pedaços são prensados para obter um óleo virgem logo após refinado (neutralização, descoloração e desodorização). O óleo de coco pode ser totalmente ou parcialmente hidrogenado, é esse processo pode gerar gorduras trans. Para aumentar a duração do óleo, é necessário passar por um outro processo onde os triglicerídeos de cadeia média são removidos.
Ciclo do cabelo
O cabelo é muito sensível às mudanças do corpo. O estresse, má nutrição, problemas hormonais, polução e químicos provocam queda de cabelo e ressecamento dos fios. Perder entre 75 e 100 fios de cabelo por dia é normal. Em determinadas épocas, 90% dos folículos capilares estão em fase de crescimento e 10% em fase de descanso. Cuidar adequadamente de seu cabelo dará magníficos resultados.
Óleo de coco para os cabelos
O óleo de coco é utilizado para acondicionar os cabelos. A estrutura molecular do desse óleo facilita a penetração do óleo nas fibras capilares para sua interação com as proteínas naturais dos fios. Também é usado no tratamento de ressecamento de escalpo e fungos capilares, como a seborreia. O xampu comum causa a perda de proteínas durante a lavagem do cabelo. O óleo, com seus triglicerídeos, ajuda a minimizar essa perda, já que passa pela membrana do fio e no escalpo, formando uma capa protetora.
Cabelo saudável
Usar óleo de coco produz enormes benefícios, mas um cabelo saudável é o resultado de um corpo saudável. Cozinhar com óleo de coco é uma maneira fácil de aproveitar esses benefícios. Pode ser usado para cozinhar ou ser tomado em comprimidos. Incorporar azeite de coco a uma dieta ajuda no funcionamento da glândula tiróides e a uma boa circulação sanguínea aumentando o nível de oxigênio das células.
Precauções
A dose recomendada de óleo de coco depende de diversos fatores, como idade, saúde e outras condições médicas. Siga sempre as instruções da bula e consulte sempre seu médico, em especial se estiver grávida ou amamentando.